No WordPress, você já deve ter se deparado em ter que atribuir Categorias WordPress e Tags para os seus artigos de blog. Saiba a vantagem de usar só Tags.
Diferença de Categorias x Tags
Veja a definição de acordo com o WordPress:
- Categorias: Classificação para agrupar artigos em um mesmo tópico, de forma ampla.
- Tags: Classificação como “etiquetas” que descrevem o assunto do artigo, de forma mais específica.
Por exemplo:
Se você escreve sobre automobilísmo, você pode ter no seu blog as categorias WordPress “Carro” e “Moto”, tendo como tags “Documentação”, “Motorização”, “IPVA”.
O problema das Categorias WordPress e Tags
A confusão acontece quando você precisa escrever sobre um assunto que pertence às duas categorias. Por exemplo, se você tivesse que escrever “Como renovar a sua Carteira de Habilitação”.
Isso acontecia comigo, que tinha as categorias “Marketing” e “Vendas”. Em um artigo como “Lead Qualification Matrix: a qualificação de leads entre marketing e vendas”, fica difícil ter que escolher colocá-lo ou como “Marketing” ou como “Vendas”.
A Solução
A solução que encontrei foi utilizar apenas “Tags” nos posts. Assim, posso escolher mais de uma tag para os posts, podendo “agrupá-los” em diversas tags.
Para quem usa a plataforma de Blog Profissional da HubSpot, nela só existe a opção de vincular “Tópicos” aos artigos, que seria como as categorias wordpres e as “tags” juntas, semelhante à solução apresentada.
Os passos que tive que fazer:
- Criar Tags como o mesmo nome das categorias
- Filtrar os posts por categorias e aplicar as tags “em massa”.
- Excluir todas as Categorias WordPress. Automaticamente os artigos serão categorizados como “não categorizado”.
- Desabilitar a exibição de “Categorias” nos posts.
Veja como ficou o Antes e Depois
O que você achou dessa solução? Responda nos Comentários!