Trocar cartões de visita é importante, mas você precisa saber o que fazer depois disso para ter mais sucesso em seu networking e manter o relacionamento. Participar de um evento é uma oportunidade para você ampliar seus conhecimentos e construir networking. Na verdade, esta janela, tanto de aprendizado quanto de novos negócios, continua após o evento.
Às vezes, o palestrante não consegue se aprofundar tanto em um tema de seu interesse. Então, faça uma anotação para desenvolver uma pesquisa após o evento. Da mesma forma, muitas vezes você não consegue estender uma conversa durante o evento; neste caso, é interessante marcar um contato posterior.
Selecionei 4 dicas que podem ajudar você no engajamento com as pessoas que conhecer no próximo evento, começando pelo seu cartão de visita.
1 - Leve seus cartões de visita
Mesmo hoje em dia, quando as pessoas querem reduzir a quantidade de papel impresso, ter um cartão de visita ainda faz parte do jogo.
Aquela estratégia de, em vez de trocar cartões de visita já adicionar a pessoa no LinkedIn, pode não causar boa impressão. Você tem que interromper a pessoa ou não dar atenção ao que ela está falando, enquanto pega o celular e pesquisa o perfil da pessoa no LinkedIn. Sem contar que outros problemas podem ocorrer, como falta de bateria e de conexão.
Ter o seu cartão de visitas em mãos também pode ajudar você a começar uma conversa em um evento.
Hoje em dia você pode ter cartões impressos com qualidade muito boa em pouquíssimo tempo. Uma opção é você utilizar uma gráfica rápida, como a Printi, para imprimir seus cartões de visita.
[Tweet "O seu cartão de visitas pode ajudar você a começar uma conversa."]
2 - Faça anotações no cartão de visita que você recebeu
Dependendo da quantidade de cartões que você recebe em um evento, especialmente se você tem um stand ou é o palestrante do evento, pode ser difícil lembrar das necessidades de cada um.
Um dica simples é fazer rápidas anotações com palavras-chave no cartão: "enviar portfólio", "combinar almoço", "precisa aumentar vendas" etc.
3 - Fotografe os cartões de visita
Muitas vezes vamos colocando os cartões nos bolsos, sacolas, qualquer lugar à mão, e depois não sabemos onde foram parar. Aquele contato "quente" com quem você trocou cartões pode se perder.
Uma forma simples de resolver isso é tirar uma foto dos cartões com a câmera do seu smartphone ou com um aplicativo como Evernote.
4 - Envie um e-mail para quem lhe deu um cartão de visita
Pode ser que nunca surja razão para você retomar o contato com uma pessoa que lhe entregou um cartão de visita. Mas e se acontecer o inverso, e ela quiser falar com você?
Nesses eventos, às vezes esquecemos de levar o cartão, ou o número de cartões que levamos não é suficiente. A pessoa então lhe dá o cartão de visita e você se compromete a enviar um e-mail. Daí, na "correria" do dia a dia, você esquece.
A melhor forma de resolver isso é manter o hábito de enviar um e-mail para todos que lhe derem um cartão de visita. Você pode criar um modelo padrão de mensagem com uma breve descrição pessoal, onde você trabalha e atua, suas redes sociais, e deixar espaço para personalizá-lo, mencionando em que evento se conheceram e que assunto abordaram.
Agora é a sua vez:
Qual a sua dica sobre o que fazer com as informações dos cartões de visitas que recebe nos eventos? Responda nos Comentários.