Vivemos um período de excesso de informação e estamos sempre tentando encontrar conteúdo na web. É o "information seeking", ou busca de informações.
Ao mesmo tempo em que vivemos um período de excesso de informação (Peter Morville, Ambient Findability: What We Find Changes Who We Become), estamos sempre tentando encontrar conteúdo na web.
De acordo com Mark Levene, no livro An Introduction to Search Engines and Web Navigation, esta é a chamada "information seeking", ou busca de informações, que pode ser classificada como:
- informacional, quando o usuário tem a intenção de adquirir dados sobre algum tópico de interesse que ele presume que esteja disponível em websites. Por exemplo, quando o indivíduo quer apenas esclarecer uma dúvida sobre determinado tema, o primeiro site do resultado de busca já poderia oferecer a informação mais relevante;
- navegacional, quando o usuário busca encontrar um website que sirva como ponto de partida para sua navegação, uma referência para aprofundar-se no assunto de interesse, como no caso de uma pesquisa de produto, quando ele quer identificar possíveis concorrentes e avaliações feitas por outros consumidores;
- e transacional, quando o usuário tem intenção de realizar alguma atividade mediada por um website, como compra em e-commerce, renovação do aluguel de livros em uma biblioteca ou outro tipo de serviço web.
Além da busca, o usuário pode ter conhecimento da existência de determinado conteúdo a partir, por exemplo, do recebimento de um e-mail ou da atualização nas redes sociais, seja pela exibição direta deste conteúdo ou por links de redirecionamento para algum website.
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