Como verificar se o Pixel do Facebook está funcionando no seu site

[subtitle]Saiba como verificar se o Pixel do Facebook está configurado em seu site e aproveite o máximo do seu Facebook Ads, performance de conversão e retargeting.[/subtitle] Você pode usar o pixel do facebook no seu site para poder criar anúncios no Facebook mais avançados.

É possível criar anúncios no Facebook para ser exibido apenas para quem visitou o seu site e tem o Pixel instalado.

Outro exemplo de uso é poder informar ao Facebook quando um visitante do seu site fez uma conversão (realizou um cadastro, comprou um pedido, etc). Com isso, você poderá identificar quais são os seus anúncios feitos no Facebook que estão com uma melhor performance.

Se você ainda não está usando essa integração do seu site com o Facebook, acesse o Guia de Configuração do Pixel do Facebook.

A forma mais fácil que encontrei para verificar se um website está com o Pixel do Facebook instalado é usando o Facebook Pixel Helper ("Auxiliar de Pixel do Facebook"), uma Chrome Extension (um plugin para o seu navegador Chrome).

Baixe o Facebook Pixel Helper.

Use o Facebook Pixel Helper para verificar o Pixel do Facebook no seu site.

O Facebook oferece um material passo-a-passo de como instalar o Facebook Pixel Helper e testar o pixel o seu site. Confira:

Erros comuns ao usar o Pixel do Facebook no seu site

Confira abaixo os erros que geralmente acontecem e que o Facebook Pixel Helper pode ajudar a identificar.

Pixel Did Not Load

Pixel não encontrado. Isso significa que você precisará colocar o código do pixel do Facebook no seu site.

Veja como configurar seu pixel do Facebook.

Encoded Characters

Caracteres codificados. O código do pixel do Facebook foi encontrado em seu site, mas ele está em um codificação que está impedindo a execução correta do código.

Esse erro pode ocorrer quando você usa um Gerenciador de Conteúdo (CMS - Content Management System) – WordPress, HubSpot COS, Joomla, etc. O CMS pode ter alterado a codificação do código JavaScript ao salvar em seu banco de dados. Por exemplo, ele converte o símbolo "&" em "&", ou "&" em "&".

Este erro pode acontecer quando que está em um padrão de acentuação/símbolos (Por exemplo, ISO-8859-1) diferente do código do Facebook (UTF-8).

Not a Standard Event

Executando um evento de conversão fora do padrão. O seu código do pixel foi personalizado e está passando um parâmetro de conversão que não um padrão do Facebook.

São 9 códigos padrões: ViewContent, Search, AddToCart, AddToWishlist, InitiateCheckout, AddPaymentInfo, Purchase, Lead e CompleteRegistration.

É comum esse erro ocorrer por problema de digitação. Por exemplo, nomear o evento como "Purchased" (com "d" no final) em vez de "Purchase" (padrão).

Confira aqui quais são os Standard Events e como configurá-los.

Pixel Activated Multiple Times

Pixel carregado diversas vezes. Isso acontece quando você tem o mesmo Pixel ID sendo carregado várias vezes na sua página.

É comum esse erro quando você tem mais de um especialista envolvido no seu site. Às vezes um desenvolvedor adicionou o código pelo Google Tag Manager e você usou um plugin no WordPress para isso, gerando o carregamento em duplicidade dos códigos.

Esse problema é relativamente simples de resolver, basta identificar onde os códigos estão sendo inseridos no seu site e eliminar a duplicidade.

Invalid Pixel ID

Código de identificação inválido. O Pixel ID no seu código do seu site não é reconhecido pelo Facebook.

Isso pode ocorrer se você instalou um código de exemplo ou se o Facebook Pixel foi excluído no Gerenciador de Anúncios do Facebook.

Independente da causa, o melhor é você localizar o seu Pixel ID novamente e inserir no código JavaScript do seu site.

Como localizar o seu Pixel ID: Find Your Custom Audience Pixel; Find Your Conversion Pixel.

Verifique agora se o Facebook Pixel está instalado em seu site e funcionando corretamente!

Como você pretende usar o Facebook Pixel na sua estratégia com o Facebook Ads? Responda nos Comentários.