Thank You Page recompensa o usuário que preencheu um formulário em seu site. Evite que ela seja encontrada – noindex – pelo Google e outros Sistemas de Busca.

Em uma estratégia de geração de leads em Inbound Marketing, você faz uma oferta de conteúdo e utiliza uma Landing Page – uma página com um formulário – para que ele preencha os seus dados.

Após a submissão do formulário, o usuário é direcionado para uma página de obrigado, que chamamos de Thank You Page.

Na Thank You Page é onde está o seu "tesouro", a entrega do conteúdo rico. O conteúdo deve ser entregue quando o usuário preenche os seus dados.

Mas, muitas vezes a página de agradecimento não está devidamente configurada, podendo ser encontrada pelos sistemas de buscas.

Caso a pessoa ache a sua Thank You Page que tem, por exemplo, o link para download de um ebook, sem a necessidade de se identificar previamente em um formulário, ela "fura" toda a estratégia de geração de leads.

Isso acontece porque muitos sistemas de gerenciador de conteúdo, como WordPress, criam um arquivo "sitemap.xml" com o mapa do site.

Esse arquivo indica aos sistemas de buscas (Google, Bing, etc) quais são as páginas existentes no site para que sejam indexadas ("catalogadas").

Se você tem um site em WordPress, faça um teste agora. Tente acessar o arquivo sitemap.xml em seu navegador, digitando: www.seusite.com.br/sitemap.xml

Para evitar que a página do seu site não seja indexada pelos sistemas de buscas, você deve usar a configuração ("meta") chamada "no index" ("não indexar"). Se escreve "noindex", sem espaço.

O "noindex" ao ser configurada no código das páginas informa aos sistemas de buscas que tais páginas não devem ser indexadas.

Como configurar "noindex" em sua Thank You Page no WordPress

Eu crio as minhas Landing Pages e Thank You Pages no WordPress. Para isso, uso os plugins Beaver Builder para a criação das páginas e o Yoast para a otimização de SEO.

No WordPress, você precisa de um plugin como o Yoast para indicar que a página não deve ser indexada.

Para fazer a configuração, edite a sua página no WordPress, localize a caixa de edição do Yoast e sigas esses 3 passos:

  1. Clique no ícone da engrenagem;
  2. Selecione a opção "noindex" na opção "Meta robôs - Indexar";
  3. Salve a página.

Na edição de sua Thank You Page no WordPress, selecione a opção noindex nas configurações do plugin Yoast

Como configurar "noindex" no HubSpot Marketing

Para quem usa a plataforma HubSpot Marketing, para inserir a instrução noindex, é necessário inserir um código HTML no cabeçalho de sua página.

Siga os passos:

  1. Acesse sua conta HubSpot Marketing.
  2. Localize a sua página de obrigado acessando o menu Landing Pages ou Content > Website Pages, dependendo de onde a sua página foi criada.
  3. Clique no botão Edit.
  4. Acesse Edit > Settings > Edit/Add Head HTML.
  5. Cole o código: <meta name="robots" content="noindex">.
  6. Clique em Update, para atualizar a sua página.

Como configurar a meta "noindex" na ferramenta HubSpot Marketing para que a Thank You Page não seja indexada.

Como configurar para a sua Thank You Page não ser indexada no Leadpages

Na ferramenta Leadpages, específica para criação de Landing Pages, a configuração é bem simples.

  1. Antes de publicar a sua Thank You Page criada no Leadpages, seleciona a opção: "I don't want search engines to index this page" ("Eu não quero que sistemas de buscas indexem esta página").
  2. Clique em Save (Salvar).

Como configurar a ferramenta Leadpages para que a Thank You Page não seja indexada

Agora é hora de você revisar as suas Thank You Pages e prevenir que os sistemas de buscas as indexem. Good luck!

[end]O que você achou dessa dica? Achou a dica muito técnica ou avançada? Você já tinha tido o cuidado de sua Thank You Page não ser indexada? Responda nos Comentários.[/end]

Fontes: