Você está tentando vender sem criar uma experiência positiva no consumidor? Aí pode estar o problema. Play-Driven Design ajuda a encantar o consumidor. A grande maioria dos vendedores tem seu foco no objetivo final da venda, mas esquece que há um caminho antes da venda. A metodologia Play-Driven Design (PDD) é uma maneira inteligente de proporcionar uma experiência positiva desde o primeiro contato.

Se o time comercial se preocupar em proporcionar ao prospect uma experiência, a venda será resultante.

De acordo com a metodologia PDD, o primeiro passo consiste em buscar identificar o interesse do consumidor. Se ele estiver buscando um produto que você oferece, como você sabe o que o levou até você e que fatores são importantes para ele?

Após você identificar o interesse do seu prospect, chega a hora de engajar. De acordo com o Play-Driven Design, o engajamento não é entre você e o seu prospect. É com outros consumidores da sua marca. Isso muda tudo!

A partir do momento que você aproxima consumidores interessados no seu produto, eles mesmos produzem informações (conteúdo) e compartilham entre si: um explica por que se interessou pelo produto, outro defende o ponto que considera um diferencial etc.

Sendo assim, a empresa deve manter os olhos em sua estratégia de marketing e vendas, buscando proporcionar o meio para que ocorra o engajamento entre seus consumidores - seja em espaço físico ou virtual.

Como gerar primeiro uma experiência para depois vender? Segue um exemplo

Eu lembro quando me casei e procurei um espaço para realizar a festa de casamento. Um dos espaços me convidou para um dia de degustação do cardápio. Chegando lá, havia diversos casais, todos sentados em mesas separadas. Eu acabei fechando contrato, mas naquela ocasião, se eu tivesse tido a chance de conversar com outros interessados ou até mesmo com alguém que já tivesse se casado naquele lugar, a troca de informações e o engajamento teriam influenciado na redução do tempo de fechamento da venda (time-to-sale).

Bem, não basta ter decidido o espaço para eventos. Depois tem todas aquelas questões: que fotógrafo contratar? Contrato filmagem ou não? Vai ter mesa de caipirinhas? Contrato DJ ou banda? Uma infinidade de dúvidas. Você já passou por isso?

Se o espaço de eventos em São Paulo tivesse um grupo no facebook (que aliás é gratuito) com o nome: "Como organizar o seu casamento em São Paulo", com certeza muitos noivos entrariam nesse grupo também.

O espaço, além de poder entender as dúvidas, dores e medos desses consumidores, teria a oportunidade de demonstrar seu conhecimento, dar sugestões, recomendar parceiros. Conseguiria fortalecer o relacionamento, tanto com prospects como com clientes, além de propiciar a troca de informações entre os membros do grupo.

Entregue valor antes mesmo de vender

Sempre lembrando que você deve entregar um valor ao consumidor, mesmo que ele ainda não tenha se tornado um cliente. Ou seja, você está proporcionando engajamento? As informações têm sido relevantes para o consumidor? Você tem que se certificar que sim.

Na maioria das vezes, as empresas deixam para realizar melhorias bem depois de suas ações, quando são cobradas por melhores resultados. No Play-Driven Design, você deve otimizar constantemente o seu sistema, sendo a otimização o estágio central que interliga os outros 3 estágios: identificar, engajar e entregar.

Play-Driven Design propicia aumento nas vendas a partir da experiência

O modelo visual da metodologia Play-Driven Design está disponível no artigo científico Play-Driven Design: Model for Engaging Personas in Content Sites, publicado no IOSR Journal of Business and Management, organização internacional de pesquisa científica.

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Play-Driven Design é uma maneira inteligente de proporcionar uma experiência positiva desde o primeiro contato.