Criei meu website de conteúdo para uma pesquisa exploratória, uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa-ação. Os estudos continuam e não param por aí. Meu website de conteúdo “angelopublio.com.br” foi iniciado em agosto de 2014, em paralelo ao início do meu Mestrado em Design. Tem como público-alvo profissionais de marketing digital que buscam principalmente informações sobre Inbound Marketing e artigos sobre marketing digital.

Ele consiste em um portal de conteúdo sobre Inbound, fazendo referência a um método comercial de marketing digital inicialmente chamado “Inbound Marketing” – plataforma de marketing digital que centraliza todas as ações de marketing (blogs, páginas de website e redes sociais).

Como metodologia científica e procedimentos de meus estudos no curso de Mestrado em Design, procedemos a uma pesquisa exploratória por meio de pesquisa bibliográfica, e a uma pesquisa-ação, exemplificando a aplicação do Play-Driven Design (PDD) em um website próprio de conteúdo – que serviu, portanto, como estudo de caso.

Para o autor Antônio Joaquim Severino, “a pesquisa-ação propõe ao conjunto de sujeitos envolvidos mudanças que levem a um aprimoramento das práticas analisadas”. Assim, a pesquisa-ação foi aplicada em função de a pesquisa ter caráter experimental.

Sendo assim, o estudo de caso para minha pesquisa de mestrado enfocou o website pessoal angelopublio.com.br. A escolha deste website derivou, sobretudo, da autonomia em realizar testes e ajustes necessários durante a aplicação da pesquisa-ação.

Até hoje, o website está em constante transformação e segue assim à medida que o utilizo como forma de divulgar o PDD e avanço em meus projetos de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) no processo de Doutoramento e pela minha paixão pela área acadêmica.

Você pode acompanhar os registros de alterações do website seguindo o perfil @angelopublio no Twitter.

Compartilhe a imagem:

"A pesquisa-ação propõe ao conjunto de sujeitos envolvidos mudanças que levem a um aprimoramento das práticas analisadas." (Antônio Joaquim Severino)

Sugestão de leitura:

Responda nos Comentários porque você pode contribuir com a pesquisa-ação:

  • Você tem um website que usa como laboratório?
  • O que você usa de laboratório na Internet?
  • Usa algum perfil de rede sociais ou de mídia para pesquisa e desenvolvimento?