Checklist para configurar o MailChimp e enviar email marketing grátis

O MailChimp - com 14 milhões de clientes ao redor do mundo - é uma ferramenta muito utilizada pelas agências de marketing digital, principalmente quando o cliente só precisa disparar email marketing ou enviar artigos do blog por email (RSS-to-email). Você pode utilizar grátis a ferramenta para o envio de email marketing para até 2.000 contatos cadastrados na sua conta, com um limite de até 12.000 emails por mês, sem pagar nenhum centavo. E, não é preciso cadastrar nenhum cartão de crédito. Legal, né?

Quando o cliente precisa de algo mais robusto, como Automação de Marketing, as agências optam por outras ferramentas, mesmo ela tendo essa funcionalidade de automação em um nível básico - MailChimp Automation.

Se você tem a necessidade de enviar email marketing, abaixo está o checklist do que você precisa fazer para configurar a sua conta no MailChimp, antes de disparar a sua primeira campanha.

Passo-a-passo para configurar a sua conta no MailChimp

  • Criar uma conta no MailChimp.
  • Definir um endereço físico (Rua, número, complemento, cidade, cep, etc), devido as leis americanas de anti-spam.
  • Definir uma frase que será incluída no rodapé de todas as mensagens. Por exemplo: "Você está recebendo este email porque se cadastrou em nosso site."
  • Definir um endereço de email padrão que será utilizado para enviar mensagens pela ferramenta ao contato cadastrado. Por exemplo: promocoes@suaempresa.com.br. Esse email será utilizado, por exemplo, para enviar mensagem de confirmação de cadastro ou de descadastramento (unsubscribe), quando o usuário pede para sair da da lista.

Configurar e validar o seu endereço de email no MailChimp

  • Configurar o DNS do seu domínio. Se você achou que isso é um palavrão, essa é a configuração mais complicada que você tem que fazer, pois você precisa saber onde o seu site está hospedado para realizar este ajuste.

    Você pode abrir um chamado na sua empresa de hospedagem do site (Locaweb, Uol Host, GoDaddy, etc) para que ela oriente-o como fazer esse ajuste.

    Essa configuração é essencial para evitar que o seu email marketing "caia" no filtro de Spam. Para isso, é necessário configurar 2 informações: DKIM e SPF. Veja o tutorial aqui.

    DKIM: 
    Create a CNAME record for k1._domainkey.yoursite.com with this value: 
    dkim.mcsv.net

    Exemplo de como fica a configuração de DNS no GoDaddy com os dados de DKIM do MailChimp

    Se você tem uma conta no G Suite (anteriormente chamado de Google Apps), a sua configuração de SPF na sua tabela de DNS combinando o SPF do G Suite com MailChimp ficará assim:

    v=spf1 include:_spf.google.com include:servers.mcsv.net ~all

    Exemplo de como fica a configuração de DNS no GoDaddy com os dados de SPF do MailChimp

  • Ter um endereço de email válido usando o mesmo endereço de domínio, que será utilizado como remetente do email marketing.

    O MailChimp faz uma verificação, enviando uma mensagem ao endereço de email cadastrado, com um link para que você clique e confirme o recebimento da mensagem.

Finalizando

Agora que sua configuração foi concluída, é hora de enviar o seu email marketing:

  • Criar uma lista de contatos no MailChimp, importando o seu mailing que deverá receber o email marketing.
  • Criar sua mala direta utilizando um dos modelos existentes. E, enviá-la.

Pronto para criar e configurar a sua conta no MailChimp?