Como parar de ter medo de ser julgado pelos outros

Chega de medo de ser julgado pelos outros! Você precisa “ouvir” mais você e prestar menos atenção a eles.

 

Quando você está em um evento que você deseja fazer uma pergunta ao palestrante, minutos antes de você levantar a mão, você começa a pensar e reformular a pergunta na sua cabeça. Você já não consegue ouvir o que as outras pessoas estão falando.

Da mesma forma acontece quando você está em uma reunião e que cada um dos membros presente deverá se apresentar. Você se sente a pessoa mais tensa do Universo e começa a pensar em mil maneiras de se apresentar. Seu medo social é tão grande que você não conseguiu ouvir a apresentação de nenhuma pessoa que falou antes de você.

Essas são apenas algumas situações que nos deixam ansiosos e assustados por causa do medo de desaprovação social. Em inglês existe até uma sigla para isso: FOPO - Fear of Other People’s Opinions (tradução livre: medo das opiniões de outras pessoas).

Esse medo nos prejudicam em ter a vida que queremos. Desacreditamos que somos qualificados para uma promoção no trabalho, nos sentimos inferiorizados antes mesmo de tentar. Temos receio de dar uma opinião porque achamos que ela não é relevante ou medo de passarmos como antipáticos.

É preciso treinar a sua mente para que você não sinta medo de ser julgado pelos outros. Esse treinamento da mente começa com a construção de confiança.

Você precisa se concentrar e dizer para si mesmo: “eu sou bom em …”; “eu estou pronto para ….”; “eu me preparei para isso”.

Isso fará você ter mais atenção nas suas habilidades e valores e prestar menos atenção no que os outros podem pensar.

Nas situações de tensão é comum as pessoas prenderem a respiração. Se você perceber que está “entrando em uma zona de perigo”, como falar em uma reunião, que o medo da opinião das pessoas está começando a te consumir, comece a respirar profundamente. Isso fará com que você mande um sinal para o seu cérebro que “você está bem” e que está tudo bem.

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Atletas de alta performance usam frases para se concentrar no desafio que enfrentarão e mentalizar a vitória.

Procure identificar uma frase que você pode utilizar para se sentir energizado antes das situações de FOPO: “eu sou f…”; “eu posso”; “eu consigo”; “mais uma venda”; “eu brilho”; “o topo é pouco”. Seu dia pode começar com você pulando da cama, batendo a mão no peito e dizendo essa frase “bravamente” (com orgulho). Coloque esse leão pra “fora”!

Para vencer o medo, você precisa cultivar a autoconsciência. Acredite em você!

 
 
 

Fonte:

Adaptado de How to Stop Worrying About What Other People Think of You. Acesso em: 3 mai 2019.

O poder do hábito, por Charles Duhigg. Editora Objetiva.

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