No "Updates" dessa semana, descubra o que está impedindo você de empreender. Acredite em você e adote atitudes que contribuem para você arrasar! Olá, Inbound Camper,

Neste domingo eu acompanhei a minha mãe em uma visita ao evento Mega Artesanal 2018 em São Paulo, no qual ela estava participando de uma exposição de arte contemporânea com uma de suas peças.

Ao caminhar pela feira, um stand em especial me chamou a atenção: A incrível fábrica de sabonetes. Ele tinha um empolgante cenário, cheiros diferentes de sabonete e formas muiticoloridas. Havia, ainda, uma empolgante agenda de cursos gratuitos sendo realizados no stand e era possível ouvir os participantes empoderados falarem bem alto: “eu faço a diferença”. Era o Peter Paiva, compartilhando a sua história de vida e dicas profissionais.

Enquanto eu assistia do lado de fora o curso, perguntei para uma participante do que se tratava. Ela me disse: “nossa, ele é incrível, ensina tudo sobre sabonete, sem esconder nada, começou com um stand pequeno que foi crescendo a cada ano.”

No final do dia, houve um “show” com performance de musica coreografada e o Paiva compartilhando algumas palavras de incentivo para uma multidão que parou para ver aqui. Confesso que fiquei emocionado.

Paiva contou que na primeira vez que foi a um programa de tv, ele foi sem ter o dinheiro para voltar. Também disse que ele estava lá com uma equipe de 60 pessoas porque ele acreditou em si mesmo.

Ele explicou que muitas vezes a gente quer fazer as coisas, mas as pessoas ao nosso redor falam ‘não vai dar certo’. Mas, a gente não precisa ouví-las. O que precisamos é acreditar em nós mesmos.

Por fim, ele agradeceu a todo o seu staff e fez todos que os assistiam cantar e dançar (sim, eu fiz os passinhos também, junto com a minha mãe).

O que está segurando você?

Esse episódio dominical me fez lembrar o último livro do Gary Vaynerchuk, Crushing It! How Great Entrepreneurs Build Their Business and Influence-and How You Can, Too.

Gary, tem um capítulo no seu livro que se dedica ao tema “What’s Stopping You?”, traduzido livremente como “O que está segurando você?”. Ele fala que são comuns as razões que as pessoas se justificam para não empreender: ‘não tenho dinheiro, tenho filhos, trabalho o dia todo, não sei como programar, minha área é muito burocrática, tenho medo do que meus amigos vão pensar, ninguém vai querer, não sei como começar, estou muito velho, não sei o que fazer, não tenho os equipamentos certos, como artista não sei nada de negócios, etc..”.

Gary não mede as palavras e fala que todas essas desculpas são um bando de besteira (“bullshit”) e se enquadra na categoria “você está me sacaneando?” (“Are you fucking kidding me?”).

Você é a razão pela qual você ainda não está “arrasando”. - Gary Vaynerchuk

Para Gary, as justificativas das pessoas se resumem em 3 razões e cada uma delas requer uma atitude diferente. São elas:

  • Medo de falhar: o nosso medo não está diretamente ligado ao fato de errarmos, mas o nosso receio é sobre o julgamento das pessoas e o que elas podem pensar da nossa tentativa se ocorrer a falha. Pessoas que têm esse medo desafiam-se pouco. A resposta a isso é não se preocupar com o que as outras pessoas pensam e pedir apoio apenas daquelas que são importantes para você. Gary fala que, se a sua mãe não lhe apoia, “encontre uma forma respeitável de dizer a ela que você quer o seu amor, mas não a sua opinião”. Para os seus amigos, “diga-lhes que você é grato por sua preocupação, mas eles têm que escolher apoiá-lo ou se f*”. Para Gary, a única pessoa que você não pode ignorar é a sua esposa ou marido, é preciso ter o apoio um do outro e isso se encaixar na vida de vocês.
  • Medo de perder tempo: Gary escreve que as pessoas têm tanto medo de perder tempo tentando construir um negócio, mesmo quando elas gastam um tempo de inatividade – assistindo séries na Netflix e jogando videogame. Se a pessoa não sabe ainda que tipo de negócio deseja construir, esse tempo pode ser utilizado para desenvolver e cultivar novas habilidade que poderão ser úteis no futuro. A resposta aqui vem do estudo de caso de Sean O’Shea (IG: @thegooddogtraining) que consta no livro - por 11 anos foi manobrista, fazia bico de baterista, mas foi estudando para adestrar os seus 2 cachorros que ele descobriu o seu talento e onde empreender. Com 40 anos de idade, Sean pensou: “Eu não sinto que tenho tempo a perder. Não é uma coisa desesperadora. Não é uma coisa assustadora ou para ficar em pânico. É apenas: ‘Você não tem tempo, amigo. Você perdeu muito tempo fazendo muitas coisas que não lhe serviram. Vamos pegar pesado e ver o que você pode fazer acontecer no tempo que você tem. “
  • Medo de parecer vaidoso: para você construir a sua marca pessoal (personal branding) é preciso usar as redes sociais. Você pode se sentir um idiota ao andar com camera apontada para a sua cara. Gary lembra que “todo mundo parece um idiota quando tenta alguma coisa nova” e quando os realities shows começaram pareciam uma piada, mas hoje as pessoas que participaram disso, tornaram-se celebridades e influenciadores. Se quem foi o pioneiro pareceu um idiota, fique tranqüilo você não será mais o primeiro. A resposta é: prepare a sua mente para o sucesso, “encontre sua coragem e fortaleça sua autoestima até se sentir corajoso o suficiente para fazer barulho e chamar a atenção das pessoas”.

Bom, agora você já tem o que você precisa para acreditar em você e não deixar nada te segurando.

Já sabe:

Você não tem tempo para perder. Trabalhe duro no pouco tempo que lhe resta e desencane sobre o que as pessoas podem pensar. Faça com que as coisas aconteçam. Não é vaidade, é sobrevivência e vontade de vencer!

Que você tenha uma semana incrível!

Um abraço,

Angelo

O que você achou dos meus pensamentos neste "Updates"? Responda nos Comentários.