16 Google Chrome Extensions para Profissionais de Marketing Digital

[subtitle]Descubra 16 Google Chrome Extensions recomendadas aos profissionais de Marketing Digital que melhoram a performance e aumentam a sua produtividade.[/subtitle] Neste artigo, eu compartilho com você a minha seleção de Google Chrome Extensions que utilizo diariamente na NA5, agência de marketing digital.

Elas me ajudam melhorar a performance de minhas ações de marketing digital e aumentar a minha produtividade. Por isso, eu as considero como as melhores Google Chrome Extensions para Marketing Digital.

Vamos nessa!

As melhores Google Chrome Extensions para Marketing Digital

#1: Window Resizer

Uma das preocupações constantes é conhecer qual a experiência do usuário nos diversos dispositivos (mobile, tablet, desktop, etc) ao acessarem um site. Fazemos essa análise tanto nos sites que desenvolvemos ou quando estávamos avaliando o site de um possível cliente.

A extensão Window Resizer ajusta o tamanho da janela do navegador para diversos tamanhos de telas pré-cadastrados, para simular a navegação em um dispositivo com aquela dimensão.

Adicione ao Chrome: Window Resizer

Window Resizer - Google Chrome Extension

#2: LastPass: Free Password Manager

Se você armazenas as senhas de seus projetos e de seus clientes em planilha Excel ou arquivo txt, isso definitivamente não é seguro.

Armazene com segurança as senhas dos seus projetos e compartilhe facilmente com o seu time usando a ferramenta LastPass.

Adicione ao Chrome: LastPass: Free Password Manager

LastPass: Free Password Manager - Google Chrome Extension

#3: Evernote Web Clipper

Evernote é um excelente aplicativo que eu utilizo para armazenar os conteúdos que imagino que poderão ser úteis algum dia.

Com a extensão do Google Chrome, fica fácil salvar o conteúdo de uma página web em meu repositório de informações no Evernote.

Adicione ao Chrome: Evernote Web Clipper

https://youtu.be/zcVF6GRaZho?t=11s

Evernote Web Clipper - Google Chrome Extension

#4: Ghostery

Sabe quando você precisa identificar quais as ferramentas de marketing digital estão instaladas em um website?

Em vez de ter que "exibir o código fonte" do site para esmiuçar o código, tentando identificar os JavaScripts, o Ghostery faz isso para você, no clique de um botão.

Adicione ao Chrome: Ghostery

Ghostery - Google Chrome Extension

#5: Buffer

A ferramenta Buffer é líder na função de compartilhar conteúdos nas redes sociais.

Com a sua extensão para o Chrome, fica fácil compartilhar qualquer página que você estiver navegando.

Você pode agendar para que a publicação seja divulgada em um ou mais redes sociais, imediatamente ou entre numa fila de publicações.

Outro benefício da extensão é permitir programar o horário de um retuíte ou de enviar a responda para um tweet. Isso é útil se você estiver à noite fazendo uma "limpa" no seu Twitter e quer que os seus tweets sejam publicados durante o horário comercial.

Outra vantagem é enviar a sua resposta entre em uma fila, com um intervalo de tempo pré-determinado entre as suas interações, para dar a impressão que você está sempre conectado.

Adicione ao Chrome: Buffer

Buffer - Google Chrome Extension

#6: Pablo

Pablo é uma ferramenta feita pela Buffer que permite você criar "pílulas" de conteúdo para as redes sociais.

Ela já tem um banco de imagem gratuito e as dimensões de imagens de cada rede sociais, para você ganhar velocidade na criação de conteúdo.

Basta selecionar um background, escolher a rede sociais que irá publicar, digitar um texto e enviar para ser publicado pelo Buffer.

É realmente muito rápido criar conteúdo para as redes sociais.

Adicione ao Chrome: Pablo

Pablo - Google Chrome Extension

#7: Gmelius for Gmail & Inbox

Gmelius é uma extensão para empoderar o seu Gmail e o Inbox do Google. É provavelmente a ferramenta que mais utilizo na minha lista de Google Chrome Extensions.

Ele vem com uma infinidade de ferramentas que podem ajudá-lo a melhorar a sua organização e produtividade com o seu email.

Você pode organizar os seus emails no formato Kanban (como o Trello), agendar horário para envio de emails, organizar os seus templates, fazer rastreamento de abertura de email, etc.

Eu gosto particularmente da função que apresenta na listagem de emails qual é o tipo de anexo (Word, PDF, PPT, etc.) incluído em cada mensagem. Então, fica mais fácil quando preciso encontrar no Gmail uma mensagem que tem um determinado tipo de anexo.

Adicione ao Chrome: Gmelius for Gmail & Inbox

Gmelius for Gmail and Inbox  - Google Chrome Extension

#8: MailChimp Stats

Por mais que eu use outras ferramentas de automação de marketing, MailChimp é a ferramenta de email marketing que uso no meu site.

Com a Chrome extension do MailChimp, eu consigo visualizar rapidamente as taxas de aberturas e clicks da última campanha de email marketing.

Adicione ao Chrome: MailChimp Stats

MailChimp Stats - Google Chrome Extension

#9: HubSpot Sales

Eu uso o HubSpot CRM gratuito que me permite fazer o rastreamento de abertura e clique nos emails que eu envio pelo Gmail.

A extensão HubSpot Sales habilita no Google Chrome os alertas visuais quando ocorre uma abertura de email ou clique no link contido no conteúdo de uma mensagem.

Para quem usa a versão paga do HubSpot Sales com o HubSpot Marketing, existem outras funcionalidades como alertar quando um lead retornou ao site, indicando a página acessada. Se bem usado pela área comercial, isso permite, por exemplo, que um vendedor tenha uma ação rápida de ligar para o lead, para prestar um suporte comercial.

Adicione ao Chrome: HubSpot Sales

#10: Tag Assistant (by Google)

O Google Tag Manager é uma das 3 ferramentas gratuitas do Google que considero obrigatórias para todo website.

Com essa Chrome Extension é possível avaliar se o Google Tag Manager está instalado corretamente e quais códigos estão sendo executados.

Adicione ao Chrome: Tag Assistant (by Google)

https://youtu.be/4AqanTBA9X4?t=30s

#11: Klout

Ao utilizar a versão Web do Twitter no navegador Chrome, é exibido o Klout Score ao lado da foto do perfil que fez um Tweet.

O Klout Score é uma medição definida pelo Klout para determinar o grau de engajamento de um perfil no Twitter.

Essa informação é útil, por exemplo, para você identificar influenciadores ou priorizar o seu atendimento.

Adicione ao Chrome: Klout

Klout - Google Chrome Extension

#12: vidIQ Vision for YouTube

Para quem tem publica vídeos no YouTube, essa extensão é quase que obrigatória.

Ao visualizar qualquer vídeo no YouTube, você pode fazer uma análise sobre os dados analíticos do vídeo, posicionamento e tags o vídeo está tentando "rankear".

É uma ferramenta útil para você planejar o SEO do seu vídeo. Você pode, por exemplo, ao identificar tags que um video semelhante ao seu para ter insights do que usar.

Adicione ao Chrome: vidIQ Vision for YouTube

https://youtu.be/0Jir6dAkff0?t=26s

vidIQ Vision for YouTube - Google Chrome Extension

#13: Invite post likers to like page in Facebook™

Você quer aumentar a quantidade de seguidores de uma página no Facebook?

Uma das estratégias é você convidar para seguir a página quem curtiu uma publicação da página.

Em cada publicação de sua página, é possível visualizar as pessoas que curtiram aquela publicação e enviar um convite para que a pessoa siga a página.

Fazer isso manualmente é "um parto" e essa extensão automatiza o envio do convite.

Veja o vídeo abaixo para entender melhor.

Adicione ao Chrome: Invite post likers to like page in Facebook™

https://youtu.be/91YuzRLOesE?t=21s

Invite Post Likers to like page in Facebook - Google Chrome Extension

#14: GIPHY for Chrome

Uma "grande sacada" para aumentar o seu engajamento é incluir gifs animadas em seus emails e nas postagens de suas redes sociais.

Essa extensão permite você localizar rapidamente imagens e arrastá-la para dentro de sua publicação (Gmail, Facebook, Twitter, etc).

Adicione ao Chrome: GIPHY for Chrome

GIPHY for Chrome - Google Chrome Extension

#15: Facebook Pixel Helper

Para você que usa o Facebook Ads, usar o pixel do facebook no seu site é mandatário.

Essa Google Chrome Extension ajuda a identificar se o seu desenvolvedor colocou o código no seu site e se está funcionando corretamente.

Adicione ao Chrome: Facebook Pixel Helper

Facebook Pixel Helper - Google Chrome Extension

#16: PixelBlock

Da mesma forma que você pode rastrear se alguém abriu o seu email, seja usando o Gmelius ou o HubSpot Sales, você também pode bloquear para que você não seja rastreado.

Essa ferramenta bloqueia o pixel que são enviados nas mensagens de textos pelas as ferramentas que fazem o rastreamento. Além disso, o PixelBlock indica que ferramenta o remetente da mensagem está utilizando.

Adicione ao Chrome: PixelBlock

PixelBlock - Google Chrome Extension

Chegamos ao fim da minha lista de Melhores Google Chrome Extensions para Marketing Digital.

Espero que este artigo possa contribuir para melhorar o desempenho do seu Marketing Digital.

Compartilhe com os seus colegas de trabalho. Combinado?

[end]O que você achou da minha lista de Google Chrome Extensions? Quais Google Chrome Extensions você usa e que você incluiria em minha lista? Responda nos comentários.[/end]