Olá, Inbound Camper! Hoje, 20 de agosto de 2018, é um dia muito especial! Eu estou fazendo 38 anos!

E nada melhor do que chegar até aqui e poder comemorar não só com a minha família, mas também com milhares de pessoas que estão conectadas a mim (diretas e indiretamente). Eu só tenho a dizer a você, a Deus e a todos aqueles que me seguem um “muitíssimo obrigado”!

Eu sinto que estou contribuindo para algo muito maior, podendo colaborar para que as pessoas e empresas iniciem e cresçam um negócio online. É o que o autor Thomas Friedman, no seu livro “O mundo é plano”, chama de criação de “valores horizontal” — conecte e colabore—, em contrapartida a um “sistema vertical” — comande e controle.

Globalização 3.0

A provocação do nome do livro de Friedman está relacionada com a Globalização 3.0, a era dos “indivíduos globalizando a si próprios”. Ou seja, a capacidade de indivíduos e pequenos grupos de colaborarem e competirem em abrangência global, permitindo também mais oportunidades de trabalho.

De acordo com Friedman, alguns fatores levaram a esse empoderamento do indivíduo relacionado ao avanço da tecnologia. Por exemplo:

  • ficou barato adquirir um computador pessoal;

  • fácil e barato de ter acesso à internet em todo o mundo;

  • o grande número de ferramentas de gerenciamento de tarefas.

Além de tudo isso, as pessoas estão o tempo todo conectadas em dispositivos móveis.

O que tem movido a globalização 3.0 é a busca pelo aumento de produtividade, tanto por empresas, como por indivíduos.

Enquanto estudantes na Índia começam a trabalhar às 18h00, após a faculdade, eles estão prestando serviços para atendimento ao cliente de empresas nos USA que estão iniciando o seu dia. Da mesma forma que empresas podem oferecer um atendimento 24x7 — 24 horas por dia, 7 dias por semana — contratando profissionais em outros países que estão iniciando o dia, enquanto atendem aos seus clientes no outro lado do mundo durante a noite.

Mas não é só isso, gestores e empreendedores também estão contratando assistentes virtuais. Estes assistentes podem realizar as atividades desses profissionais enquanto eles estão dormindo. Imagine um Diretor que precisa criar uma apresentação comercial de um dia para o outro e, antes de dormir, pode delegar essa tarefa para o seu ou a sua assistente virtual? Esse formato permite que, ao acordar, o trabalho esteja feito.

Será que estamos chegando à era dos super CEOs e seus assistentes virtuais?

Bom, pode ser que você esteja agora se questionando se, então, os freelancers do futuro serão aqueles que saberão outros idiomas e que poderão atender pessoas em todo o mundo. Mas como ficam as pessoas que só sabem português? Ficam restritas a atender apenas indivíduos e empresas que falam português, como Portugal? Não, existe uma outra “onda” que os freelancers podem “surfar”.

Freelancers x Empresas

O Upwork (site para encontrar Freelancers e para freelancers encontrarem trabalhos), realizou uma pesquisa – 2018 Future Workforce Report: Hiring manager insights on flexible and remote work trends – para entender as mudanças na força de trabalho. A pesquisa foi realizada com mais de 1.000 gerentes de contratação nos USA por uma empresa de pesquisa independente.

Alguns números:

  • Quase metade (48%) das empresas estão usando freelancers, um aumento de 43% em relação a 2017.

  • 9 de cada 10 gerentes estão abertos a trabalharem com freelancers em vez de realizar uma contratação temporária com empresas de recrutamento.

O principal motivo das empresas buscarem freelancers é para ter acesso à mão de obra altamente especializada. E, se para ter acesso a essas pessoas, elas tiverem que trabalhar remotamente, isso é mais importante do que ter outras pessoas sem a mesma capacidade trabalhando localmente com o resto do time.

Devido à falta de profissionais qualificados no mercado, as empresas podem optar por contratar para as vagas internas profissionais generalistas, porém contando com freelancers e empresas de consultoria com projetos temporários para suprir a mão de obra especializada, permitindo se adequar rapidamente às novas mudanças. Por exemplo, a empresa pode ter um programador para dar manutenção no site da empresa, mas contar com um freelancer para desenvolver o planejamento estratégico.

As 7 especialidades mais buscadas nos freelancers

De acordo com a pesquisa da Upwork, confira as 7 especialidades mais buscadas nos freelancers para você se aprimorar:

  1. Big data e relatórios analíticos

  2. Automação de Marketing e Vendas

  3. Internet das coisas (IoT - Internet of Things)

  4. Digital e anúncios

  5. Gerenciamento de redes sociais

  6. Inteligência Artificial (AI - Artificial Intelligence) e aprendizado de máquina (machine learning)

  7. Bitcoin e blockchain

Considerando que a pesquisa é “da gringa”, pode ser que demore um pouco para existir uma grande demanda no Brasil. Com essa informação você pode se preparar para o que vem por aí em nosso país, mas pode romper barreiras e expandir o seu negócio online de forma global.

Resumindo

É preciso se atualizar (sempre) para garantir o seu espaço e poder colaborar com indivíduos e empresas, atendendo aqui e no mundo.

Boa semana! E muito obrigado por estar comigo hoje.

Um abraço, -Angelo

P.S.: este texto foi enviado por email aos assinantes do blog e publicado aqui para você compartilhar com outras pessoas.

Caso ainda não tenha lido, aqui estão os últimos updates: