Se você está buscando frases para recusar um convite, confira este artigo escrito usando como referência o texto original “Por que ‘eu não tenho tempo’ é uma maneira ruim de recusar um convite” (Why “I Don’t Have Time” Is a Bad Way to Decline an Invitation) de Grant Donnelly.

Quando você recusa um convite dizendo “eu não tenho tempo”, Donnelly identificou em uma pesquisa que mesmo as pessoas mais próximas ao receber essa desculpa passam a se sentir que não são pessoas tão íntimas assim.

Imagine que um amigo seu resolve casar-se na praia ou em Paris. Você dizer que não tem tempo para ir ao casamento do seu amigo, o faria sentir menos próximo de você. Mas se você recusasse o convite dizendo “desculpa, eu não tenho o dinheiro”,  Donnelly identificou que as pessoas confiam no que a pessoa está falando e consideram uma boa razão para não participar.

Um fato interessante identificado na pesquisa é que quando você recusa um convite dizendo que você não tem dinheiro, a outra pessoa passa a se sentir ligeiramente mais próxima de você. Na cabeça da outra pessoa, isso não é algo que as pessoas contam para qualquer um, fazendo com que ela se sentisse mais íntima de você.

Donnelly lembra que existem situações que não pega bem dizer que você não tem dinheiro, por exemplo, para o pessoal do trabalho que estão abaixo de você. Nessas situações, você pode dizer “eu não tenho energia”.  Energia é algo que geralmente as pessoas tem menos controle do que o tempo, mas as pessoas bem sucedidos sempre mantêm a energia delas cheia.

Se nenhum dessas desculpas te ajudarem, procure um argumento que demonstre que você não está no controle da situação. Ou simplesmente seja sincero – “eu não tenho tempo” —, já sabendo que depois você terá que dar uma atenção extra se quiser manter esse contato.