Checklist para escrever email de vendas para clientes (Só 5 passos!)

Calma, criar um maravilho email de vendas para clientes que aumente a possibilidade de leitura e resposta não é um bicho de 7 cabeças e nem precisa deixar você doido!

Siga esses 5 passos, no formato de checklist, para que você tenha mais sucesso em suas vendas e no copywriting de seus emails.

5 passos para escrever um maravilhoso email de vendas para clientes

Para garantir que você tenha sucesso com o seu modelo de email de vendas para clientes, fique atento nesses 5 itens principais:

#1. Assunto

Escreva uma linha de assunto como uma pessoa real.

“Evite Usar As Primeiras Letras Das Palavras em Maiúsculas”, só emails de marketing são assim.

Não escreva títulos como “manchete de notícias”.

Lembre que a muitas pessoas verificam o email no celular, por isso, use títulos curtos.

Faça uma pergunta no assunto, para estimular que a pessoa te responda por email.

De acordo com a Close CRM, abaixo estão os 4 assuntos que geram 35% de taxa de abertura:

  • "[Introdução] [seu name/empresa] <> [nome dele/empresa dele]"

  • Solicitação rápida"

  • "Tentando contato"

  • "[Nome da empresa dele]"

Hoje, em dias de comunicação rápida, pense em escrever um título, como uma mensagem curta de WhatsApp, que você precisa chamar a atenção do cliente de forma pessoal.

#2. Abertura

Fique atento para que o primeiro parágrafo do seu email esteja de acordo com o assunto.

Antes de ir direto ao motivo de seu contato, veja se você tem alguma oportunidade de fazer um elogio rápido, como forma parabenizar ou realizar um agradecimento (nem que seja pela oportunidade de falar com ele). É como ir na casa de alguém e agradecer pelo convite.

Indique a razão do seu contato.

Veja um exemplo abaixo:

  • Social Selling + construtor de confiança: Vi no LinkedIn que você recebeu o prêmio [nome do prêmio]. Que show! Parabéns!! Eu estou na [nome da empresa] e atendemos empresas como [nome de empresas semelhantes] para [problema que você resolve]. Isso é algo que vocês também enfrentam?

Veja se a sua empresa tem alguma indicação da comunicação ser mais formal (Sr./Sra.) ou informal.

#3. Corpo do email

Uma vez que você estabelece o motivo do email em sua abertura, chegou a hora de você argumentar:

  • Detalhe melhor quem você é e o que você faz.

  • Demonstre sucesso no que você faz. Você pode apresentar algum estatística de algum Case da sua empresa ou do mercado.

  • Apresente os principais benefícios da sua solução para a empresa do cliente.

Apresente informações demostrem que você pesquisou a empresa do cliente para gerar empatia e interesse.

#4. Fechamento e Call-to-action:

Todo email seu deve ter um ÚNICO objetivo e este deve ser extremamente claro.

Chamamos este objetivo de “call-to-action” (chamada para a ação). Este call-to-action pode ser um link que você quer que o cliente click e siga o próximo passo ou uma pergunta que você deseja que ele responda.

Exemplos de call-to-action no formato de links:

  • Link para a agenda online do vendedor para agendamento de reunião

  • Link para preencher um formulário online

  • Link para se cadastrar em um evento/webinar

  • Link para abaixar um material online

Se for uma pergunta que você quer que o cliente responda, você pode colocar em negrito o call-to-action ou “pintar” a cor de fundo em amarelo. Assim, quando o cliente abrir o email e “escanear” o email com o olhar – imediatamente rolar rapidamente o email para ter ideia do tamanho do conteúdo –, ele saberá o que requer a ação dele.

Exemplo de call-to-action no formato de texto:

  • Qual o melhor telefone para contato

  • Data e hora para marcar um reunião

  • Solicitação de indicação da pessoa responsável por uma determinada área da empresa

  • “Vamos fechar?!”

Sempre finalize o seu email com um call-to-action.

#5. Assinatura:

Nem sempre a assinatura do vendedor recebe a atenção que merece.

A assinatura dos vendedores para os seus emails de vendas para clientes pode incluir além dos seus dados de contato, outras informações da empresa que podem aumentar a confiança.

Algumas informações do vendedor:

  • Telefone celular, indicando se é WhatsApp

  • Link da agenda online do vendedor

Algumas informações da empresa:

  • Links das Redes Sociais

  • Links para prêmios, como “Great Place to Work

  • Link para o Blog e área de download de materiais educativos

Você pode usar ferramentas gratuitas online para gerar a sua assinatura:

Pronto! Agora é só garantir que o seu próximo de email de vendas para clientes cumpram esses 5 passos.

Boas vendas!

Fonte: Ultimate guide to sales emails: How to write sales emails that convert (templates, examples and case studies), por Ryan Robinson. Disponível em <blog.close.com/sales-emails>. Acesso em: 18 mar. 2019.

Angelo Públio