O design adaptativo e afetivo é apoiado por instrumentos para captação das reações dos usuários. O Play-Driven Design permite sua aplicação em websites. O design adaptativo e afetivo costuma ser apoiado por instrumentos para captação das reações dos usuários na tentativa de compreender suas emoções. É o caso dos leitores faciais e sensores de temperatura do corpo e suor.

Considerando os websites atuais, o uso desses recursos como forma de identificação afetiva do usuário não é possível, uma vez que suas futuras aplicações (comerciais) são incertas.

Boa notícia:

A metodologia Play-Driven Design (PDD) permite o design adaptativo e sua aplicação nos websites existentes.

Uma das preocupações da pesquisa que eu iniciei em 2014, e que avançaria para o desenvolvimento do PDD, foi propor um modelo aplicável (viável) por todos os interessados e, por outro lado, que não fosse inviabilizada por questões de volume de investimento em tecnologia, disponibilidade ou ferramentas em desenvolvimento.

A solução encontrada foi estabelecer dentro do Play-Driven Design o modelo de player persona, que busca identificar o tipo de jogador existente em cada usuário – sim, todos nós temos um tipo de jogador dominante –  e sua motivação.

A identificação da player persona é o fator principal para determinar a dinâmica utilizada no estímulo ao engajamento de cada usuário. Nesse processo, o design adaptativo visa priorizar os elemento da interface mais adequados à sua player persona.

Responda nos Comentários:

Você tem desenvolvido uma experiência de usuário que leva em consideração sua motivação?

Clique aqui para ir para os Comentários

Sugestão de leitura sobre design adaptativo:

Emotion and Interface Design: how to measure interface design emotional effect?, por Damien Lockner e Nathalie Bonnardel.

Clique para tuitar:

[Tweet "Play-Driven Design permite o design adaptativo e sua aplicação nos websites existentes."]

[Tweet "Todos nós temos um tipo de jogador dominante."]

[Tweet "O modelo de player persona busca identificar o tipo de jogador existente em cada usuário."]

Compartilhe a imagem nas redes sociais:

Player persona: identifique o tipo de jogador existente em cada usuário.