Domingo não tive tempo hábil para escrever e enviar o conteúdo na segunda-feira. Decidi escrever para me desculpar e compartilhar as lições aprendidas. Inbound Camper, desculpe pelo atraso!

Eu estou me sentindo muito mal por isso e eu te explico.

Domingo foi o dia dos pais e acabei passando o dia com meus filhos, chegando super tarde em casa e não tendo tempo hábil para escrever aqui.

Processo de criação

Geralmente eu escrevo aqui no domingo, pegando o final da tarde e começo da noite. Levo de 3 a 4 horas por texto e procuro relacioná-lo com as leituras que faço ao longo da semana, entre artigos online e livros.

Deixo para revisá-lo no domingo por volta das 22h00 e, se meu “amor” (esposa) tiver disponibilidade, peço para que ela leia e dê a sua opinião. Enquanto as Startups falam de MVP (minimum viable product), traduzido como “mínimo produto viável”, no meu caso é “mínimo post viável” – porque se a “patroa” não aprovar, já viu, volto para refazer, claro.

Depois que o “post” é “validado”, eu configuro na ferramenta de email e agendo para enviar no dia seguinte. Mas, às vezes estou tão cansado, que vou dormir e acordo cedinho para poder fazer esta parte de configuração e agendamento no dia seguinte. Essa parte demora porque é preciso fazer com calma para não sair nada errado, enviar um teste e conferir todos os links e formatação.

Se somar todo o processo, deve levar até 6 horas!

Puxão de orelha

A primeira pessoa que sentiu falta que eu não enviei o email de segunda-feira foi minha mãe! Na quinta-feira eu ainda estava descobrindo sobre outras pessoas que sentiram a falta do meu email.

Para diminuir um pouco o meu aperto no coração, decidi escrever essa mensagem para você me desculpando e compartilhar também as minhas lições aprendidas.

Uma possibilidade para que eu não tenha mais esse tipo de problema, é escrever o email com mais antecedência, por exemplo no sábado, porém mantendo a data de envio na segunda-feira de manhã. De todos os dias e horários que eu testei, esse horário é que eu consegui melhor taxa de abertura e cliques.

A maior lição: o amor ao público

A maior lição que aprendi foi que as pessoas se conectaram com os meus textos e Updates.

Isso me faz lembrar a história de Mimi Ikonn e seu marido Alex Ikonn que li no livro Reinvent Yourself, de James Altucher, no capítulo “Os 3 passos de Mimi para fazer 1 milhão” (“Mimi’s three steps to make a million”) – ótimo título de capítulo, diga-se de passagem! Este capítulo também está disponível no blog do Altucher.

Alex disse que “sempre que há fortes emoções sobre algo que você sabe, há uma oportunidade”. Logo, a oportunidade existe porque as pessoas gostam do que eu amo escrever.

E os 3 passos de Mimi para 1 milhão se resumem ao amor:

  1. Ame: ame o que você faz, sempre colocando qualidade.

  2. Espalhe o amor: se o que você produz é amor, você deve espalhar esse amor por aí, sempre buscando destacar o seu valor. Ou seja, se você ama escrever um blog como eu, espalhe esse amor divulgando o conteúdo do blog nas redes sociais.

  3. Faça mais amor: nem tudo que você produzir de conteúdo gerará mais visibilidade online. Porém, se você produzir mais amor (conteúdo) aumentará a sua visibilidade online. Faça isso de forma consistente!

É no último item, que requer manter a consistência, que preciso melhorar no Updates semanal e, se possível, aumentar também a frequência de publicações no blog. A vida é um eterno aprendizado!

Desejo que você encontre, espalhe e faça mais amor! Se você está em um trabalho que não permite você ter essa entrega de amor, pelo menos espero que você possa fazer isso como parte do seu projeto paralelo.

Até segunda!

Com amor,

Angelo

P.S.: Deixe o seu Comentário!