Se você está se sentindo preso e “estacionado” no que você faz, você provavelmente precisa estudar e evoluir para sair dessa. Quando eu falo estudar, não necessariamente me refiro a fazer algum tipo de curso. Mas você pode fazer por meio da leitura, vídeos e de orientação.

Existe uma vasta oferta de livros de grandes nomes de pessoas bem sucedidas em suas áreas que podem servir de referência para você.

Também existem pessoas de várias idades, publicando vídeos no YouTube que podem ajudá-lo em algo específico que você precisa aprender agora.

Procure identificar as pessoas que são referências para você. Uma dessas pessoas pode se tornar o seu mentor, de forma virtual ou presencial. Procure estudar tudo que essas pessoas já escreveram no passado e aprofundar nos autores que elas fazem referência.

Ao mesmo tempo que você já estará aprendendo com o seu mentor — mesmo sem nunca ter falado com ele — apenas realizando pesquisas, você estará criando um repertório para poder iniciar um diálogo com ele.

A partir das leituras, você poderá engajar com o seu mentor pelas redes sociais, ou criar uma oportunidade de falar com ele pessoalmente, por exemplo conversando com ele após participar de uma de suas palestras.

Ao comunicar com o seu mentor, procure entregar algo de valor para ele. Pode ser uma opinião sobre tudo que você leu sobre o mentor ou apresentando um novo elemento que pode agregar no que o mentor faz, afinal mentores estão sempre estudando também.

Ao identificar, engajar e entregar, você terá usado a fórmula de engajamento Play-Driven Design para propiciar uma experiência positiva no seu “mentor”. Com isso, espera-se que ele possa ouvir um pouco de você e que possa dar uma opinião que lhe ajude no seu crescimento.

De acordo com o livro Reinvent Yourself de James Altucher, você deve continuar oferecendo valor para o seu mentor, para que ele possa seguir dando mentoria para você. Algo de “valor” seria as ideias que o mentor poderia utilizar em seus negócios.

Altucher alerta que muitas vezes que um mentor não dá atenção na primeira vez que recebe algo de valor. Somente depois que o mentor recebe esse valor várias vezes, ele dá algo em troca. Por isso, veja o quanto a pessoa que você escolheu como mentor é importante para você, para que você continue a jornada de entregar algo para ele, até chegar o instante que desperte nele o interesse de “mentorar” você.

Procure otimizar todas as etapas desse processo, para que você possa ao longo da vida ter vários mentores. Assim, você continuará estudando e crescendo com a orientação de pessoas renomadas em suas área.

Boa sorte!