Nem sempre ter currículo impecável com experiências incríveis podem garantir uma vaga.

Quem está do outro lado da mesa também procura ver o “brilho nos olhos” do candidato. Por isso, é importante você transmitir entusiasmo e como você coloca paixão naquilo que você faz.

“Paixão” é um dos critérios que também é avaliado e na somatória de pontos pode fazer toda a diferença na escolha entre você e outro candidato.

Use essas 4 dicas em sua próxima entrevista de emprego:

  • Comece com o porquê: geralmente os candidatos se preocupam em dizer o que eles fizeram. Você deve se forcar em dizer o porquê você fez, explicando inclusive suas motivações.
  • Superação: ressalte às vezes que você foi além, por exemplo, quando você teve que fazer algo que você não sabia, buscou falar com especialistas em sua rede de contatos (e fora dela), realizou algum curso para sanar essa necessidade, etc. Indique os resultados.
  • Compartilhe seus hobbies: todas as coisas que fazemos em nossas vidas estão de alguma forma conectadas entre si. Quando você tem uma paixão, um hobby, este poderá agregar uma nova perspectiva em como você desempenha o seu trabalho. Use “paralelos” entre o seu hobby e como você resolve problemas no trabalho. Por exemplo, se você gosta de tricô, você pode mencionar como isso te faz ter mais concentração e de buscar ser criativo (pensar fora da caixa).
  • Trabalho voluntário: quando você ajuda as pessoas, você sente uma grande satisfação pessoal. Às vezes você pode querer fazer um trabalho voluntário, que não está ligado ao seu hobby ou trabalho, para se sentir pleno, uma necessidade humana. Oportunidades voluntárias podem fazer você desenvolver outras habilidades, além de serem muitas vezes valorizadas por quem lhe entrevista.

Agora é com você! Boa sorte em sua entrevista!


FONTE: Adaptado de How to Show You’re Passionate in a Job Interview. Acesso em 25 abr 2019.