Quem trabalha com marketing digital sabe que lançar uma campanha para as redes sociais não significa simplesmente criar um perfil para a sua empresa e fazer algumas postagens esporádicas. Tudo bem que esse é um meio considerado mais descontraído, mas para ter sucesso, você não pode deixar de fazer um planejamento detalhado!

Pense bem: uma das principais vantagens das mídias sociais é a velocidade com que as coisas podem se propagar nela, chegando a se tornar virais. Mas se a sua campanha não for bem-feita, pode acabar viralizando pelos erros cometidos pela empresa, virando motivo de piada nas redes e gerando o efeito contrário ao que você estava esperando.

Entendeu a importância de planejar as suas ações nesse meio? Ótimo! Então, confira como funciona esse planejamento. Vamos lá!

Designe uma equipe qualificada para a tarefa

Designe uma equipe qualificada para a tarefa

Como vimos, simplesmente ter um perfil institucional em alguma rede social está longe de ser suficiente para marcar presença e gerar engajamento dos seus clientes.

Para acertar em cheio, é importante investir em uma equipe preparada para realizar essa função e que tenha, no mínimo, habilidades como edição de imagens, produção de textos e algumas informações técnicas sobre o próprio funcionamento da plataforma que será utilizada. Conhecimento das suas personas e, principalmente, da linguagem que elas preferem também é essencial!

Escolha as redes sociais mais adequadas

Escolha as redes sociais mais adequadas

A primeira coisa a fazer é garantir que as melhores redes sociais sejam utilizadas. Afinal, não adianta nada planejar uma campanha super completa e interessante para o Facebook se, na verdade, a grande maioria dos seus clientes prefere entrar em contato com o seu negócio pelo LinkedIn!.

Para descobrir quais são elas, você deve realizar uma pesquisa que te ajude a identificar quais as plataformas o seu público mais utiliza e até mesmo em quais delas os seus principais concorrentes estão tendo sucesso.

Defina os objetivos da campanha para as redes sociais

Defina os objetivos da campanha para as redes sociais

Normalmente, as postagens e ações da empresa nas redes sociais são direcionadas a objetivos específicos, que podem se basear em momentos como o lançamento de um novo produto, de uma nova sede, de alguma promoção ou qualquer outro evento sobre o qual valha a pena notificar seu público.

Assim, recomendo que, depois de escolher as redes mais adequadas, o plano tático de mídias sociais inclua os objetivos específicos da utilização de cada uma das plataformas selecionadas. Por exemplo, se o objetivo maior é divulgar a abertura da nova sede ou filial, você pode:

  • Criar um evento no Facebook com o intuito de convidar os clientes para participarem da festa de inauguração;
  • enviar fotos das obras e reformas no novo local pelo Instagram para que o seu público acompanhe cada etapa do processo;
  • e fazer a cobertura do evento pelo Twitter, gerando mais engajamento, tanto de quem está participando quanto de quem não pôde comparecer.

Estabeleça um calendário editorial

Estabeleça um calendário editorial

Objetivos definidos, redes sociais escolhidas e equipe preparada para colocar a mão na massa? Ótimo, mas ainda não acabou!

Antes de sair postando loucamente, você deve definir um calendário para as diferentes publicações que serão feitas ao longo de todo o projeto. Com um calendário editorial, ficará mais fácil ter uma visão geral da campanha como um todo, assim você vai poder direcionar melhor os seus esforços de divulgação, por exemplo.

Mas não se esqueça de que toda a equipe envolvida precisa ter acesso ao calendário! Para isso, criei um post no blog da HubSpot explicando como criar uma agenda de conteúdo com o Trello.

Mantenha uma voz editorial padrão

Mantenha uma voz editorial padrão

Por fim, lembre-se de que toda vez que uma empresa se comunica com seus clientes e potenciais clientes, além da mensagem transmitida em si, o tom e a linguagem utilizados são também absorvidos pela audiência.

Aqui, mais uma vez, vale pesquisar para escolher entre usar uma linguagem mais formal, um tom descontraído ou até mesmo algumas gírias regionais — isso pode fazer toda a diferença na hora de fazer com que seu público se identifique com a marca!

Não se esqueça nunca de que um planejamento minucioso é essencial para que você tenha sucesso.

E aí, pronto para lançar a sua campanha para as redes sociais? Se ainda tiver dúvidas, não arrisque comprometer a imagem do seu negócio: fale nos comentários para resolver essas questões!