A Teoria da Autodeterminação (Self-determination Theory - SDT) de Edward Deci e Richard Ryan é uma “ferramenta” útil para você avaliar se o seu projeto tem os pontos-chave que permitem motivar pessoas a partir de suas motivações pessoais (intrínsecas).

A Teoria da Autodeterminação sugere que os seres humanos são inerentemente pró-ativos, com um forte desejo interno para o crescimento. Se o ambiente externo não suportar isto, esses motivadores internos ficarão frustrados.

Jamie Madigan, em seu artigo Why do people play Jobs?, afirma que o SDT (Self-determination Theory) é a razão para alguém escolher voluntariamente se engajar e persistir em uma determinada tarefa porque para ela é interessante, gratificante, divertido ou motivadora por si só.

Os 3 fatores da Teoria da Autodeterminação para motivar pessoas

Confira abaixo os 3 fatores da motivação intrínseca da Teoria da Autodeterminação:

  • Autonomia: “Eu estou no comando”. A pessoa querem ter o poder da escolha e sua tomada de decisão tem um significado para ela.
  • Competência: “Consigo lidar com novos desafios”. É quando você desafia a pessoa para que ela se torne melhor em algo.
  • Relacionamento: “Faço parte de um grupo”. A pessoa sente que o que ela faz tem importância para as outras pessoas envolvidas.
Teoria da Autodeterminação (Self-determination Theory - SDT)
Teoria da Autodeterminação (Self-determination Theory - SDT)

Atividades que promovem a autonomia, a competência e o relacionamento tendem a ser melhor absorvidas e também serão interessantes e divertidas, independentemente do contexto.

Conhecer estratégias de game design pode ajudá-lo a tornar os seus projetos mais desafiadores, criar recursos para que os usuários possam participar do projeto e desenvolver uma comunidade ao redor do seu projeto.

Uma alternativa é utilizar a metodologia Play-Driven Design que utiliza dinâmicas de jogos em websites de conteúdo para promover o engajamento e estimular a produção espontânea de conteúdo.

Verifique se o seu projeto tem os 3 motivadores da Teoria de Autodeterminação e, o mais importante, se você está deixando cada pessoa consciente que você está entregando estes fatores em sua experiência de usuário (User Experience - UX).

E você, que metodologias e estratégias você utiliza para manter as pessoas motivadas e envolvidas com o seu site e redes sociais? Responda nos comentários.

Fonte: Intrinsic Motivation and Self-Determination in Human Behavior (Perspectives in Social Psychology)