Pesquisa da McKinsey diz que 800 milhões de trabalhadores em todo o mundo até 2030 perderão os seus empregos para a automação dos robôs.

O Governo e outras instituições estão questionando como fazer com as pessoas que perderão o seu emprego.

No artigo da FastCompany comenta sobre a palestra da congressista de Nova York, Alexandria Ocasio-Cortez, no evento SXSW, em que ela comenta que “Devemos estar empolgados com a automação”.

Existem propostas, como a de Bill Gates, de se ter um imposto extra para as empresas que utilizam automação. Esse imposto poderia ser em cima do ganho de produtividade.

O Fantástico desse domingo, mostrou a reportagem que a polícia da Bahia está usando sistemas de segurança importado da China que automatiza o reconhecimento facial em escala. E, graças a esse sistema já estão prendendo foragidos.

Enquanto se pensa em cobrar impostos sobre as empresas que aumentam a sua produtividade usando automação, existe um outro movimento que propõe a criação do sistema de “Renda Básica Universal” (Universal Basic Income - UBI). Uma espécie de “bolsa família”.

Alexandria Ocasio-Cortez nos faz pensar que a automação não vem apenas para aumentar as produtividades das empresas, mas também as pessoas poderão incorporar automação em suas vidas permitindo, por exemplo, mais tempo para fazer o que gosta e estar com a família.

As empresas que adorarem automação agora, não tem o ônus de taxas que os governos devem vir a aplicar. E os trabalhadores, precisam buscar desenvolver novas habilidades, como aprender linguagem de programação, para não serem descartados e garantir outros empregos.