6 Analytics de Blog que eu uso diariamente! (BÔNUS: 2 relatórios de newsletter)

Você já parou para analisar os resultados do seu blog? Eu descrevo os analytics de blog que acompanho diariamente. E, também compartilho 2 dicas sobre relatórios de newsletter. Confira!

Quando você quer acompanhar o seu peso, subir todo dia na balança pode ser uma forma de acompanhar sua evolução.

Quando você começa a escrever um blog, é sempre bom você ficar de olho nos relatórios analytics do blog.

O acompanhamento de como está sendo a evolução do seu blog pode contribuir para você manter a “pegada” de sua produção e distribuição de conteúdo.

Eu utilizo a plataforma Squarespace para o meu blog pessoal e acesso os relatórios analytics do blog por um App no iPhone. Mas se você não tem Squarespace, não se preocupe, alguns desses relatórios você consegue acessar no Google Analytics, que também tem aplicativo para celular.

Para médias e grandes empresa, eu recomendo que utilizem HubSpot Marketing Hub (versão Professional ou Enterprise) com HubSpot Reporting Dashboard Add-on. Nos Estados Unidos essa solução também é utilizada por pequenas empresas, porém no Brasil o valor tem sido um impeditivo para as empresas menores.

 

Analytics de Blog

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Abaixo estão os 6 tipos de relatórios do meu blog que eu acompanho diariamente:

  1. Visão geral do tráfico: acompanho como foi a evolução dos acessos hora a hora. Uso o comparativo do gráfico diário com o mesmo dia na semana anterior, por exemplo, se hoje é um sábado, comparo com o sábado anterior. Eu não gosto de comparar com o dia anterior, porque o que eu observo é que cada dia da semana (segunda, terça, quarta, etc) tem um comportamento diferente.

  2. Submissões nos formulários: todo dia eu acompanho quantos novos contatos (leads) se cadastraram no meu site (newsletter, fale conosco, etc). Afinal, quanto mais pessoas se inscrevem, mais pessoas voltarão a acessar o meu site no futuro quando eu enviar email marketing.

  3. Cliques nos botões (CTAs - calls-to-action): o blog me dá a alegria de compartilhar conhecimento com os meus leitores, mas também eu fico mais que feliz quando eles clicam nos botões (calls-to-action) colocados estrategicamente em alguns artigos. Esses botões levam os visitantes do site e blog para outros conteúdos especiais, como os meus cursos online, grupo no facebook, pillar pages, etc.

  4. Origem das visitas: diariamente eu verifico quais são as origens das visitas – buscas orgânicas, acessos diretos, redes sociais, email marketing, referências. E, quando disponível eu entro no detalhe de cada origem. Nas redes sociais, por exemplo, verifico e comparo a quantidade de visitas que vieram do Facebook e do LinkedIn. Nas referências, eu analiso quais foram os sites que enviaram visitas para o meu blog/site, ou seja, eles colocaram links no site deles para algum conteúdo no meu blog trazendo novas pessoas até a mim.

  5. Conteúdos populares: gosto de verificar rapidamente os conteúdos populares no dia. Assim, fico de olho se algum dos últimos artigos que escrevi subiu para as primeiras posições dos meus melhores artigos (mais lidos diariamente).

  6. Log de atividades: eu gosto de acompanhar o log de atividades, uma listagem que mostra as páginas que foram acessadas a cada minuto. Cada registro corresponde à um visitante, indicando a página acessada, o IP e sua localização (país, cidade e estado). Quando eu clico em um registro, é apresentado um agrupamento com todas as páginas que o visitante acessou nos últimos 7 dias.

BÔNUS:

  • Tempo real: não é sempre que consigo acompanhar esse relatório, mas logo após enviar uma newsletter, na primeira hora eu acesso o relatório de Tempo Real do Google Analytics. Dá uma emoçãozinha (rs), é como acompanhar o pregão da Bolsa, ou ver o Ibope subindo. Esse relatório é possível acompanhar pelo App do Google Analytics.

  • Relatórios de Newsletters: atualmente eu também uso o Squarespace para enviar newsletters e uso os relatórios das newsletter no desktop para analisar as aberturas e cliques nas newsletters. A abertura de emails me ajuda a avaliar os assuntos das newsletters que geraram mais impacto, enquanto que os itens clicados me ajudam a direcionar possíveis assuntos para novas pautas.

Agora é com você! Pronto para mensurar melhor os resultados e acompanhar o analytics do seu blog?!

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