Neste Updates, Angelo Públio explica o que é “AHA Moment” e compartilha com você as 5 coisas que são necessárias para se ter uma vida bem projetada! Salve, ilustre personalidade!

Depois de aterrissar de volta ao Brasil e restabelecer a minha agenda (e rotina, adoro!), estou aqui para mais um Updates!

Você lembra do "HUMMM" da Ana Maria Braga, quando ela prova uma comida sensacional e passa embaixo do balcão? É do seu tempo (rs)? Já imaginou essa sensação de prazer sem se restringir à comida?

Consegue imaginar esse "HUMMM" da Ana Maria Braga tornando-se tão popular quanto o "ô loco, meu" do Faustão?

Pois é, nos EUA eles tem um termo que é pra lá de famoso… Se distancia e muito com as criações do Faustão e da Ana Maria Braga… hehehe…

O termo que estou me referindo foi popularizado pela Oprah Winfrey, a famosa apresentadora de programa. Ganhou um significado tão notório que entrou para o dicionário. Pasmem!

Nos dias em que passei em Boston, no evento INBOUND, eu ouvi o mesmo termo em conversa sobre Customer Success, discussões sobre técnicas Inbound Sales, e até em palestras sobre Growth Hacking em pitchs de Startups. Ou seja, ele pulou do entretenimento para o mundo de negócios.

AHA Moment

Este termo é o "AHA Moment!" (Momento AHA), acompanhado do gesto de aspas com os dedos.

Curioso como sou, tive que perguntar do que se tratava para poder compartilhar o meu "AHA Moment" com você.

Em um vídeo publicado no canal do dicionário Merriam-Webster, Oprah dá a sua explicação para o termo:

Momento AHA: um momento de realização repentina, inspiração, percepção, reconhecimento ou compreensão. Eu sempre amo esses momentos quando me sento para conversar com alguém e eles dizem algo que me faz olhar para a vida ou uma situação de uma maneira completamente diferente. E eu digo: 'Ah! Entendi!' Lâmpada! Bing, bing, momento bing. E os pequenos cabelos do seu braço se levantam. Esse é um momento AHA! — Oprah Winfrey

https://www.youtube.com/watch?v=MMDyYltQ2BM

O AHA Moment é o reconhecimento que você está passando por uma experiência prazerosa. Para que você consiga identificá-la, você faz uma associação do que você está vivenciando agora com alguma lembrança.

A sensação é que você encontrou uma resposta, uma verdade.

Você se lembra da última vez que você teve um "AHA Moment"? E se existissem maneiras para que isso acontecesse mais vezes?

Uma vida bem projetada

No livro Designing Your Life: How to Build a Well-Lived, Joyful Life (já traduzido para o português "O Design da sua Vida"), os autores Bill Burnett e Dave Evans explicam que você nunca vai encontrar um único "eu", ou a sua verdadeira vocação, ou o seu propósito.

Para os autores, "você nunca termina de projetar sua vida - a vida é um projeto de design alegre e sem fim de construir os próximos passos."

Assim, deparar-se com um "AHA Moment" pode ser uma maneira de identificar que você está vivendo bem. Dessa forma, o rumo que a sua vida está seguindo te levará a triunfar em uma vida bem projetada.

Para Burnett e Evans, você não precisa ter a vida que você quer, mas sim vivê-la bem. E existem 5 coisas que você precisa para conquistar isso:

  1. Ser curioso: curiosidade o mantém interessado pelas coisas.
  2. Tentar coisas novas: inclinação para agir liberta você de ficar "preso" (stuck) pensando na vida.
  3. Olhar os problemas de outros ângulos: mude a perspectiva de como você encara os problemas. Procure saber como as outras pessoas "enxergam" o seu problema.
  4. Saber que é um processo: ter consciência que existe um passo de cada vez faz você não se sentir frustrado e nem desistir.
  5. Pedir por ajuda: a orientação de alguém de forma colaborativa lhe dá forças em saber que você não está só no processo. Encontre alguém que pode lhe apoiar.

Analisando estes 5 itens, vem-me à memória uma descoberta importante feita por Albert Einstein. Como ele, ao "pedir por ajuda" e conversar com alguém teve o seu "AHA Moment" e relatou o feito.

O caso a que me refiro é a descoberta da "Teoria da Relatividade" relatada em agosto de 1982 pelo Albert Einstein ("How I created the theory of relativity" (PDF), Physics Today, pp. 45-47, retrieved 2013-05-15).

Einstein conta que foi conversar com o seu amigo Michele Besso, iniciando a prosa assim:

"Recentemente tenho trabalhado em um problema difícil. Hoje venho aqui para lutar contra esse problema com você."

No dia seguinte, Einstein encontrou-se novamente com Besso e, sem ao menos dizer olá, disse:

"Obrigado. Eu resolvi completamente o problema."

A conversa que Einstein teve fez com que ele enquadra-se o problema e seus aspectos e repentinamente encontrou uma solução.

Por isso, Burnett e Evans comentam em seu livro que é importante ter alguém que você possa "se abrir" por 5 minutos sobre uma dificuldade que você está passando. E, depois você pedir 5 minutos de conselho.

Dessa maneira, assim como aconteceu com Albert Einstein, você pode resolver um problema que contribuirá para você e também para outras pessoas.

A Comunidade para Criadores Online

Anteriormente eu comentei que "pivotei" e ajustei o meu "rumo" para ajudar "Criadores Online".

Para mim, criadores online são empreendedores individuais que estão buscando vencer fazendo o que amam como fonte de renda principal ou complementar.

Então, para dar o meu apoio aos criadores online de todos os níveis, eu estou criando uma comunidade online para eles. Dessa forma, eles poderão encontrar outras pessoas para conversar e superar os desafios.

Se você é um de nós, criadores online, entre para a nossa comunidade!

Conclusão

Ajuste a sua bússola, busque o crescimento e continue praticando. Apenas faça!

Tenha uma semana incrível e uma vida de pequenas e grandes conquistas!

Um forte abraço, Angelo

P.S.: Ajude-me a espalhar o que faço com muito amor! Compartilhe este artigo.