Olá, Inbound Camper! Na semana passada eu infelizmente não consegui enviar o meu Updates na segunda-feira porque eu estava em trânsito de São Paulo para Boston (Estados Unidos).
Essa questão de não conseguir enviar religiosamente o meu Updates me deixa profundamente triste e é algo que já falamos anteriormente aqui, no Updates 25 — Desculpe pelo atraso.
Agora estou aproveitando para estrear meu novo notebook da melhor forma: com este Updates e diretamente de Boston para você.
Tendências de Marketing 2019: de onde surgiram?
As tendências apresentadas aqui são fruto da minha participação de 4 dias no evento INBOUND, que tem 1 dia exclusivo para parceiros HubSpot e 3 dias abertos ao público.
Mapeei os tópicos mais discutidos, de forma que eu pudesse analisar e identificar as tendências de marketing para 2019.
Seres humanos (human beings)
Estamos em um momento em que temos que refletir sobre o “eu” (algo que tenho falado bastante por aqui no Updates), como a relação humana entre “nós”.
É importante que cada um de nós tenha “consciência” sobre quem é e buscar estar bem consigo mesmo – as nossas ações e sentimentos influenciam na regulação do nosso metabolismo.
A partir do momento em que estamos bem conosco, estamos mais abertos à “diversidade” — aceitar, trabalhar e relacionar-se de forma igualitária com todos —, sem distinção de cor, gênero, religião, etc.
Um outro aspecto é a questão de tratarmos a diferenciação por “geração” — por exemplo: somos da geração X, eles são da geração Y. Muitas vezes nos colocamos como “melhores” em relação à geração mais nova, sem tentar compreendê-los e nos adaptarmos à mudança.
Outras vezes adotamos conceitos como verdades absolutas– como afirmar que “chat” não funciona para o seu negócios – porque achamos que algo não funciona com a gente, mas porque não estamos observado a mudança na jornada do consumidor e das outras gerações.
Cultura centrada no consumidor
Finalmente tudo aquilo que aprendi na graduação de Design há mais de 10 anos parece se “materializar”. A Experiência do Usuário (UX Design) deve ser a principal preocupação das empresas.
É preciso que as empresas definam o seu “código de conduta” com os seus consumidores. Por exemplo, ter claro: processo de compra, transparência na precificação (pricing), política de cancelamento, etc. Essas informações precisam ser claras na comunicação com o cliente, como também estar disponíveis para consulta.
Além disso, os colaboradores da empresa precisam ter profundo conhecimento sobre a cultura que a empresa adota em relação ao consumidor. E a “cultura do consumidor” deve levar para o desenvolvimento do “culture code” (código de cultura), que seria o código de cultura da empresa para o colaborador.
Geralmente as empresas criam o código de cultura e, agora, passariam a ter também a “cultura do consumidor”. Porém, ao colocar o consumidor em primeiro lugar na operação da empresa, os códigos de cultura devem ser revistos, para refletir essa tendência (finalmente realidade) de ter o negócio centrado no consumidor (customer-crentric).
Vale lembrar que, com a tendência de crescimento de equipes remotas e uso de freelancers com mão de obra especializada, é importante ter um repositório de conteúdo que a cultura possa ser acessada por todos.
https://www.youtube.com/watch?v=2Kt_9SxqcL0
Tendências de Táticas de Marketing para 2019
Se você faz parte do time de criadores online, mão na massa, essas são as tendências de marketing 2019:
- Dados Analíticos: as decisões precisam ser tomadas com base em dados. Entretanto, com a velocidade em que as coisas acontecem, as decisões precisam ocorrer muito rápido. 1 mês passou a ser muito tempo. O acompanhamento precisa ser diário e a decisão tomada em 1 semana.
- Integrações: não dá mais tempo para ficar exportando dados e importando em planilhas para você conseguir tomar uma decisão. Dá trabalho e você não vai fazer isso diariamente. É preciso trabalhar de forma integrada, com ferramentas que se conversem e ter dados atualizados “na ponta dos dedos”.
- Facebook: o Facebook continua sendo a principal plataforma de Redes Sociais. Sua empresa precisa estar lá, usando os anúncios (Facebook Ads) para atrair novos clientes e usando os recursos da plataforma para atendimento ao cliente: grupos, vídeo, LIVE, Facebook Messenger, etc.
- LinkedIn: para quem faz venda B2B, o LinkedIn tem se tornado uma grande negócio para “vendas pelas redes sociais” (Social Selling) e “vendas baseada em contas (empresas)” (Account-Based Marketing - ABM). Para que você aumente a sua probabilidade de sucesso com vendas para empresas no LinkedIn, é recomendada a contratação do “LinkedIn Sales Navigator”.
- Twitter: é uma ótima rede social para engajamento com consumidores e para quem realiza vendas B2C e varejo. Para ter sucesso, é importante ter alguém de olho neste canal, com “escuta” (monitoramento) por palavras-chave, para encontrar oportunidades de engajamento. Para quem é empreendedor digital, o Twitter é um excelente canal para ter acesso a jornalistas que podem se interessar por sua história e fazer uma matéria.
- Vídeo: ter vídeos no YouTube e Facebook, como fazer Webinar, já nem se fala mais por aqui. É como se fosse algo natural, que todas as empresas deveriam estar fazendo, como enviar email marketing. A grande tendência no vídeo é utilizá-lo na comunicação entre os colaboradores da empresa com o consumidor final. Os vídeos são gravados e enviados por email. Em vez do atendente escrever, ele cria um vídeo e encaminha por email. A comunicação fica mais humana e cria uma “conexão” com o consumidor.
- Podcast: podcast se tornou muito popular nos USA. É quase que obrigatório às empresas que já têm uma estratégia de conteúdo madura, considerar podcast como uma opção a mais de distribuição de conteúdo. Além disso, no Brasil tem sido cada vez mais comum as pessoas consumirem podcast enquanto se locomovem para o trabalho, para evitar o consumo de dados baixando vídeo.
- Storytelling (narração de história): essa técnica de “contar história” tem sido muito adotada na produção de conteúdo pelas empresas. Com a avalanche de novas empresas, principalmente Startups, os produtos têm sido muito similar. O que fará um consumidor escolher um produto em relação ao outro é a “história” que cada marca contar. Este é um assunto que tenho estudado há bastante tempo e espero em breve compartilhar sobre isso com você.
Conclusão
A resposta que estou levando do Inbound para o Brasil este ano:
- propósito: ter claro o propósito, centrado no consumidor, tendo muito bem definido a cultura de como tratar o cliente e como o cliente influencia na relação de quem faz parte da empresa.
- Fortalezas: ter claro quais são os nossos pontos fortes e saber “contar” para o mercado. Fortalecer os nossos pontos fortes e explorar novas possibilidades. Em termos de conteúdo, por exemplo, você poderia testar fazer vídeo (se ainda não começou) e podcast.
- Atrair talentos: você precisa ter gente boa na sua equipe ou para terceirizar algo, para complementar os seus pontos fracos, fortalecer os seus pontos fortes e que possa entregar a melhor experiência ao seu consumidor.
Espero que você tenha gostado do que enxergo de “Tendências de Marketing para 2019”.
Eu continuarei esta semana nos USA, trabalhando no escritório de uma empresa parceira nossa. Acredito que essa experiência também trará conteúdos interessantes para vocês!
Eu retorno ao Brasil no próximo final de semana, rezando para na próxima segunda enviar o meu Updates para você, sem falta!
Eu tenho compartilhado algumas fotos e Stories no meu Instagram sincronizado no meu Facebook. Você já está me seguindo em alguma dessas 2 redes sociais?
Que você tenha uma ótima semana, agora mais preparado para 2019!
Forte abraço,
Angelo