De acordo com pesquisa realizada pela Statista, existem mais de 3,5 milhões de Apps disponíveis para download nas principais lojas de aplicativos para mobile.
Fazer com que o programa que você desenvolveu seja descoberto é um dos maiores problemas enfrentados pelos editores e criadores desse material. Mas existe uma técnica bastante eficaz para melhorar essa condição, muito embora seja ignorada pela maioria dos desenvolvedores: a App Store Optimization (ou, com a abreviação ASO).
Você sabe o que é esse recurso e como ele funciona? Leia mais a seguir e descubra como aprimorar seu posicionamento nas lojas de aplicativos.
O que significa App Store Optimization?
Como o próprio nome sugere, trata-se de um processo de otimização de aplicativos móveis, de acordo com a classificação entregue como resposta para as buscas feitas nas lojas respectivas. O objetivo da ASO é atrair mais tráfego para a página do aplicativo na App Store, a fim de que, depois, as pessoas realizem o seu download.
Para realizar uma boa estratégia de ASO, você deve conhecer bem o seu público-alvo e incluir as palavras-chave que eles estão usando para encontrar aplicativos semelhantes ao seu.
Por que a ASO é importante?
Hoje em dia, ao menos dois terços dos aplicativos são descobertos através de App Store. Isso faz com que a pesquisa nesta plataforma seja também o meio mais utilizado para cumprir os downloads de novos aplicativos. Se você não estiver aproveitando tal artifício para melhorar a classificação de pesquisa de seu aplicativo, está perdendo todo o potencial do maior canal de descoberta disponível para seu produto.
O mais incrível é que, mesmo existindo atualmente centenas de milhares de aplicativos concorrendo nas lojas on-line, grande parte dos criadores de apps ainda não investe na otimização de pesquisa nesses locais. Ou seja, a ASO ainda possui ares de “arma secreta”, que poderá impactar significativamente no sucesso do ranqueamento e no êxito global do seu App.
Quais são os mecanismos da ASO?
Existem vários fatores que podem afetar sua ASO. Entre os mais importantes, estão o título e os termos que você emprega para melhorar o ranking nas buscas dos usuários da App Store. A palavra-chave a ser colocada no título deve ser a principal incentivadora de tráfego e, por isso, você deve investir algum tempo pesquisando as expressões mais convenientes para o seu negócio.
Você pode mudar as palavras-chave relevantes conforme for realizando as pesquisas com o seu público e a concorrência. Porém, não vale a pena alterar toda hora o seu título, pois, ao passo que seu aplicativo começa a receber mais comentários e fica mais conhecido, tais mudanças podem prejudicar o marketing boca a boca. Como fatores secundários para a ASO, o número de downloads e os comentários positivos dos usuários podem aprimorar a sua classificação nos mecanismos de busca das App Stores.
É necessário ter em mente que uma boa estratégia de ASO leva tempo para ser feita e surtir um bom efeito. Este é um processo que necessita de constante monitoramento, como ocorre na otimização de websites, e ajustes que são feitos durante um período, até encontrar os termos mais propícios. Dificilmente o melhor conjunto de palavras-chave vai ser o primeiro que você colocar na App Store. Se você investir tempo e esforço, vai ter um canal consistente de tráfego para seu aplicativo.
Precisa de ajuda para seu App ser encontrado?
É importante você observar que o comportamento do usuário ao pesquisar por Apps nas lojas de aplicativos pode ser diferente quando ele pesquisa por conteúdo nos sistemas de buscas. Então, as ferramentas que você utiliza para SEO de seu site podem não surtir o mesmo efeito quando utilizadas para a estratégia de ASO.
Se você tem um App que precisa ser otimizado, você pode dar uma olhada nessas ferramentas de ASO e escolher a que melhor se encaixa para você:
E você, o que tem feito para ser mais facilmente encontrado nas lojas de aplicativos? Tem alguma dica de como otimizar seu App? Comente e compartilhe com a gente!