Você sabe o que é webinário? Talvez não saiba o que é, mas com certeza já foi convidado ou até mesmo já participou de um. Eles são seminários online e podem tratar dos mais diversos temas possíveis.

A oferta de webinário (em inglês webinar) tem se tornado uma prática cada vez mais comum pelas empresas. Alguns fatores que contribuem são os problemas de locomoção nas grandes cidades, as oportunidades de engajamento com usuários de outras regiões e o oferecimento um conteúdo instrucional. E aí, como você já teve bons resultados produzindo webinário para seu negócio?

Continue lendo o artigo e conheça os melhores provedores para a realização de seminários online. Compartilho também as minhas sugestões pré e pós-evento!

Provedores de webinário

GoToWebinar, que é da Citrix, é reconhecida como a plataforma de webinário mais estável que existe e tem um ótimo custo-benefício. Como o GoToWebinar é a ferramenta preferida pela maioria das empresas de tecnologia, geralmente as ferramentas de email marketing e automação de marketing têm integração com o GoToWebinar, permitindo que os contatos registrados em um Webinar tenham seus endereços de emails sincronizados com as ferramentas de marketing.

Ao assinar o GoToWebinar, você ganha uma licença para o GoToMeeting, que é mais prático do que o compartilhamento de tela do Skype durante as reuniões online. Existe uma extensão para o Google Chrome do GoToMeeting para quem usa o Gmail/Google Apps que gera um link da sala de reunião virtual ao criar um alerta no Google Calendar.

Cisco Webex

WebEx, fundado em 1996 pela Cisco, é o mais famoso provedor de serviços de reuniões online do mundo. Seus produtos incluem Centro de Reuniões, Centro de Treinamento, Centro de Eventos, Centro de Apoio, Centro de Vendas, MeetMeNow, PCNow, WebEx AIM Pro Business Edition, WebEx Connect e WebEx WebOffice.

As grandes corporações utilizam essa plataforma com o recurso de contratar o 0800 para áudio por telefone. Funciona assim: se o participante não tiver um fone de ouvido, ele pode discar pelo telefone para um número 0800 e poder ouvir o áudio do evento, ficando as despesas de telefonia por conta do contratante da plataforma.

Uma opção gratuita é o Google HangOuts On Air. Apesar de que o modo pago possui mais recursos que vão ajudar na hora de convidar e monitorar o engajamento durante a apresentação. É possível saber, por exemplo, quantas pessoas estão com a janela do aplicativo de transmissão maximizada e em primeiro plano. Essa é uma informação útil para o palestrante perceber quanto de interesse e atenção ele está conseguindo captar dos participantes.

Atividades Pré-evento

Prefira utilizar as ferramentas mais populares e líderes de mercado, pois elas geralmente têm conectores com outras ferramentas. O WebEx e o GoToWebinar estão no mesmo nível nesse quesito. Às vezes paga-se mais caro, porém ganha-se em tempo na campanha de divulgação e no pós-evento, além de gerarem relatórios de análise de resultados com maior praticidade.

Durante o planejamento da campanha, os e-mails são programados e já ficam "engatilhados" para serem disparados logo após o término do webinar. Dependendo da plataforma utilizada, você terá que fazer isto manualmente e poderá perder o "timing" da comunicação.

Ao usar uma plataforma de marketing integrada com a plataforma de webinar é possível trabalhar com total autonomia nos e-mails na plataforma de marketing, tanto no formato do e-mail, quanto ao mensurar cada uma das mensagens (quem abriu, clicou, etc).

Você tem que dosar uma quantidade suficiente de e-mails de lembretes para seu evento não ser esquecido, mas evitar de enviar em excesso e ser o chato da vez. Geralmente, o início da divulgação de um webinar é de 30 dias de antecedência ou mais.

Você pode fazer 2 sequências (workflows) de divulgação:

WorkFlow 1

Para os que ainda não se cadastraram, deve-se enviar e-mail e divulgar nas redes sociais:

  • 30 dias antes do evento;
  • 15 dias antes do evento;
  • 1 semana antes do evento;
  • 2 dia antes do evento.

Workflow 2

Para os que se cadastraram, lembre-os por e-mail que a participação será aguardada:

  • 1 semana antes do evento;
  • 1 dia antes do evento;
  • 1 hora antes do evento com o link online do webinar.

Atividades Pós-evento

Um detalhe importante a ser analisado é se a plataforma escolhida oferece um recurso de gravação do webinar, para que o evento seja exportado rapidamente e disponibilizado para visualização.

Com a gravação, pode-se dividi-la em capítulos, que serão disponibilizados através de uma landing-page para que os interessados em assistir devam se identificar primeiro.

Wistia

Você pode hospedar os vídeos no Wistia. Com essa plataforma de vídeos você tem recursos adicionais que se torna fácil mensurar quantos e quantas vezes os capítulos foram vistos, identificando as faixas dos vídeos com maior repetição para que você gere conteúdo extra (artigos do blog, ebooks, white papers, etc.). Você também poderá analisar como foi o histórico de visualização para cada contato.

Wistia Private Analytics
Wistia Private Analytics

Imediatamente após o evento, você deve enviar 2 e-mails:

  • Agradecendo a participação dos que compareceram;
  • Lamentando a ausência dos que não foram.

Se você tiver gravado o evento, comente no seu e-mail que em breve estará disponível a gravação para consulta.

Divulgando a gravação

Não demore muito para divulgar a gravação. Para otimizar sua geração de leads conclua a edição de sua gravação e disponibilize online em até 15 dias após o evento online.

Envie um novo email para todos os que se cadastraram informando o link da landing-page com os vídeos, além de divulgar nas redes sociais e criar calls-to-actions para seu website/blog.

Acesso pago ao webinário

Para quem planeja vender acesso para um webinário, o que já perde a característica de seminário e seria classificado como um treinamento, deve-se procurar pelo WebEx Training ou o GoToTraining. Ambos estão integrados com o PayPal.

Resumo

Existem muitos assuntos que você pode utilizar para fazer um seminário online. O que vai fazer seu webinário dar certo, ter audiência e gerar leads é o seu planejamento. Por isso, não pule nenhuma das etapas abaixo:

  1. Defina um tema que suas buyer personas tem interesse;
  2. Defina uma data com 45 dias de antecedência. Assim você terá 15 dias para produzir os emails de divulgação e 30 dias para divulgar;
  3. Escolha a plataforma que irá utilizar;
  4. Agende os envios de emails de divulgação;
  5. Grave seu seminário;
  6. Envie um email de agradecimento imediatamente após o evento;
  7. Em até 15 dias disponibilize a gravação através de uma landing-page;
  8. Gere leads;
  9. Analise os resultados!

Com sua experiência adquirida a cada evento online, a tendência é de ficar ainda mais intuitivo o seu planejamento.

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