Stop words: você não precisa delas!
As, e, os, de, para, com, sem, foi... Estes são alguns dos exemplos das "stop words" ou palavras de parada, as quais são palavras consideradas irrelevantes para o conjunto de resultados a ser exibido nos sites de pesquisa.
Se você chegou ao meu texto pelo Google provavelmente procurou por algo como: “artigo stop words”. O sentido é o mesmo que o do termo “artigo sobre as stop words”, mas as palavras “sobre” e “as” foram ocultadas para agilizar na busca e o sentido não foi perdido, não é mesmo?
A competitividade por uma boa posição nos resultados de pesquisa do Google é cada vez maior. Por isso, pequenos detalhes como a ocultação das “stop words” nas URLs podem fazer a diferença.
No WordPress, por exemplo, links permanentes são gerados automaticamente e evitar o uso das palavras de parada contribui bastante para a otimização da busca do internauta, o que pode levar mais pessoas a acessarem o seu conteúdo.
Como habilitar o URL Slug no Wordpress
No SEO, o URL Slug é o endereço válido de uma página que é amigável ao usuário. Ele é chamado no WordPress de link permanente ("permalink").
O WordPress gera automaticamente o link permanente a partir do título de um post. No entanto, este recurso só está disponível se você habilitar a "Estrutura Personalizada" com o parâmetro "%postname%" no menu Configurações » Links Permanentes.

Uma vez habilitado a Estrutura Personalizada, o URL Slug substituirá o “%postname%” pelo link permanente customizado na página de criação do seu post. Veja o exemplo:

Como remover as stop words da seu URL
A recomendação é que o slug (link permanente do site) seja curto e objetivo. Como obedecer essa regra sendo que o sistema automático do WordPress acaba colocando palavras que não são interessantes para o slug?
É simples, basta remover manualmente as palavras de parada do seu slug.
Dica: para que você obtenha melhores resultados no SEO da sua página, você deverá ter uma imagem com o mesmo nome do título da página, substituindo os espaços por hífen e removendo a acentuação.
Quando não se deve remover as stop words
Nem sempre é aconselhável retirar as stop words. É de grande importância que você conheça quais são as palavras de parada e analise caso a caso quando elas devem ou não serem retiradas.
Citemos como exemplo o livro de enorme sucesso A Cabana, de William P. Young. Analisando a pesquisa dos dez primeiros resultados no Google do termo “a cabana”, é possível perceber que:
- Os dez primeiros resultados são referentes ao livro.
- Sete dos resultados são links para a venda do livro ou resenhas, dois são vídeos no YouTube com trechos da publicação e um com imagens de capa.
- Oito entre as oito sugestões de pesquisas relacionadas também são sobre a publicação.
Ao buscar a palavra “cabana” no Google, sem o artigo “a”, os dez primeiros resultados são referentes a:
- 6 restaurantes
- 2 sobre os modelos de “cabana”
- 1 pousada
- 1 loja esportiva
Conclusão
No caso citado acima, que é um exemplo mais específico, é de extrema importância manter a “stop word” para conseguir identificar o assunto com maior agilidade e rapidez ao visualizar toda a URL.
Em outros casos é importante fazer a remoção das “stop words” como forma de encurtar a URL sem perder a compreensão do conteúdo que será encontrado.
Você já conhecia o termo stop word? O que achou sobre a remoção das palavras de parada para facilitar no SEO do seu blog? Compartilhe suas ideias!