Confira neste "Pergunte ao Angelo" se é preciso revisar o SEO dos artigos publicados no WordPress com Yoast antes de uma alteração do algoritmo do Google. Pergunta enviada de forma anônima pelo chat do site:
“O que acontece com a nota de SEO das postagens assim que o Google muda um critério? A nota é rebaixada automaticamente? Os posts antigos são afetados? Postagens que antes estavam "ok" passam para "precisa de melhoria" somente quando o post é acessado novamente pelo administrador? São dúvidas práticas como estas que nenhum site comenta ou escreve a respeito, então eu gostaria de ver um artigo assim, se possível.
Quando o Google altera o seu algoritmo é preciso revisar os artigos publicados
A resposta da dúvida do leitor é “SIM”. Uma vez que o Google atualiza o seu algoritmo, isso reflete no posicionamento dos conteúdos existentes nos resultados orgânicos de busca do Google.
Para quem tem um site e blog feito em WordPress, pode utilizar o plugin Yoast para realizar a análise da qualidade do SEO. O Yoast usa “bolinhas” (bullets) de cores “verde, laranja e vermelho” para indicar se uma página ou artigo do blog precisam de ajustes, além de indicar o que deve ser melhorado.
Eu utilizo atualmente o WordPress no meu site e a versão paga do plugin Yoast – Yoast SEO Premium. A versão paga, além de ter mais recursos, oferece suporte (atendimento ao cliente) no uso do plugin. Se a sua estratégia de SEO é muito importante para você, eu recomendo que você utilizar a versão Premium do Yoast.
Apesar de eu saber que é preciso revisar os conteúdos já publicados quando o Google realiza alguma alteração em seu algoritmo, eu não sabia como era feito a “varredura” (análise) do Yoast nos conteúdos antigos que haviam sido publicados WordPress. Por isso, com a pergunta que me foi enviada e como eu tenho a possibilidade de abrir chamados por utilizar a versão paga, eu abri um chamado (ticket) no Yoast para que me explicassem como é realizado essa análise.
De acordo com as informações que a Yoast me enviou, quando existe uma atualização no algoritmo do motor de busca do Google, o Yoast atualiza o seu plugin também. Assim, o plugin tem os seus mecanismos de análise de conteúdo atualizado e melhorado permitindo que os usuários do plugin otimizem o seu conteúdo de acordo com as novas regras.
A revisão da análise dos artigos existentes ocorre no momento em que o plugin Yoast é atualizado no WordPress. Isso é MUITO importante, pois o que eu vejo é que muita gente que usa o WordPress não se preocupa em fazer as atualizações dos plugins e mantê-los atualizados.
Geralmente o processo de atualizar plugins no WordPress é uma tarefa manual, em que o administrador do WordPress ao acessar o painel de administração (wp-admin) visualiza as notificações que existem plugins para serem atualizados. Porém, você pode ter um outro plugin, como o Jetpack, que realiza as atualizações de forma automática.
A Yoast recomenda que seja feita uma verificação nos sinais (“bolinhas”) de SEO na página de listagem de posts/páginas logo após realizar a atualização para a última versão do Yoast SEO Premium. Dessa forma, você poderá se certificar que continua obtendo os sinais verdes para todos os conteúdos.
À medida que acontecem as mudanças no algoritmo da análise de conteúdo do Yoast e você atualiza o plugin para a sua última versão, você pode ou não ver todos os conteúdos com os sinais verdes.
Se você visualizar um artigo que antes tinha um sinal verde, mas agora ficou laranja ou vermelho, de acordo com a Yoast, você precisa atualizar o post.
Conclusão
Uma coisa é certa, isso de ficar revisando os artigos antigos sempre que ocorrer uma nova atualização pode dar um "trabalho pra caramba".
Você pode perder algumas posições no Google logo que ocorre uma mudança de algoritmo, mas, com o tempo, se o seu conteúdo for de qualidade e os leitores também acharem isso, é bem provável que o seu conteúdo volte a obter boas posições novamente.
Se você é um empreendedor e trabalha sozinho na sua produção de conteúdo e tem um grande volume de conteúdos antigos que precisam ser ajustados, procure iniciar a revisão pelos artigos que tem maior número de visitas e crie um plano de ação para revisar estes artigos aos poucos. Fique de olho nos relatórios de acessos do site para identificar se você está começando a ter perda de visitas orgânicas e precisa acelerar esta revisão.
Lembre-se de buscar compreender as mudanças que estão ocorrendo no algoritmo do Google para você ajustar a produção dos novos conteúdos.
[pergunteaoangelo]