Ramificação de Recurso é um conceito de Desenvolvimento (programação) que você pode incorporar em sua estratégia de Marketing e Vendas.

Geralmente em Marketing se utiliza uma estratégia de Teste A/B.

A estratégia de Ramificação de Recurso também tem como objetivo oferecer duas opções ao público, assim como no Teste A/B. A diferença é que a opção “B” é uma versão melhorada da versão “A”, com o objetivo de substituí-la, porém ela precisa ser testada e validada antes de direcionar todo o tráfego.

Por exemplo: 

  • você quer lançar uma nova página no site (landing page);
  • você quer testar um novo fluxo de automação;
  • quer aplicar um novo processo de Boas-vindas (onboarding) aos clientes;
  • quer disponibilizar uma nova funcionalidade em seu aplicativo.

Mas, em vez de correr o risco de lançar a nova versão para todos, sem ter testado exaustivamente, você direciona um público específico para a nova versão que você quer testar.

Então, é preciso definir quem terá acesso ao novo recurso. Esses contatos podem acessar o novo recurso seja por um link compartilhado ou com base em filtro dentro do seu sistema.

Você pode:

  • Estabelecer um período que você realizará os testes;
  • Definir etapas para aumentar o número de pessoas que direcionará para o novo recurso, a ponto de depois “virar a chave”. Por exemplo, em um primeiro momento só alguns contatos convidados, depois direcionar de 20%, depois 50% e, por fim, 100%.

Fonte:

Estratégia de ramificação: um caminho para a excelência