Oração de São Francisco

Senhor,

Fazei de mim um instrumento de vossa Paz.

Onde houver Ódio, que eu leve o Amor,

Onde houver Ofensa, que eu leve o Perdão.

Onde houver Discórdia, que eu leve a União.

Onde houver Dúvida, que eu leve a Fé.

Onde houver Erro, que eu leve a Verdade.

Onde houver Desespero, que eu leve a Esperança.

Onde houver Tristeza, que eu leve a Alegria.

Onde houver Trevas, que eu leve a Luz!

Ó Mestre, fazei que eu procure mais:

consolar, que ser consolado;

compreender, que ser compreendido;

amar, que ser amado.

Pois é dando, que se recebe.

É perdoando, que se é perdoado e é morrendo, que se vive para a vida eterna!

São Francisco de Assis, rogai por nós! Amém.

Quem escreveu a oração de São Francisco

Padre Esther Bouquerel publicou a oração em 1912 em Paris como uma “bela oração para se fazer durante a missa”. Em 1916, ela foi traduzida para o italiano a pedido do Papa Bento XV. Depois foi traduzida para o inglês.

Por volta de 1920, ela foi impressa e distribuída no verso de uma imagem de São Francisco por um frei capuchinho com o título de “Oração pela Paz”, que pode ter sido o motivo de associação da oração ao santo.

Em 1927, Os Cavaleiros do Príncipe da Paz difundiu a oração pela Europa, associando-a à São Francisco. Pode ser que essa atribuição da Oração à São Francisco aconteceu porque expressa os seus ensinamentos de generosidade.

Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a “Oração pela Paz” se propagou em diversos idiomas (alemão, espanhol, russo, polonês, etc.).

Quem foi São Francisco de Assis?

Francisco nasceu em Assis (Itália) em 1182 de uma família bem de vida. Como sonhava ser um cavalheiro e herói, com 17 anos foi para uma batalha e acabou sendo capturado. Ficou preso um ano e acabou doente. Depois disso começou a ficar mais pensativo.

Em 1206, em um de seus passeios a cavalo, avistou um leproso. Os leprosos na época eram considerados como pecadores incuráveis. Ele desceu do cavalo e deu ao leproso um abraço, um beijo e dinheiro. Essa atitude foi um marco de mudança na vida de Francisco.

Ao fazer uma oração em uma igreja mal conservada, Francisco ouviu Jesus lhe dizer: “Francisco, não vês que minha casa está desmoronando? Vai e reconstrói a minha Igreja”. Francisco, então, vende seus bens para reconstruir aquela igreja.

Francisco passa a viver como pedreiro reconstrutor de igrejas e a vestir uma simples túnica, com os pés descalços e andar com um cajado na mão.

Em 1209, Francisco e seus primeiros seguidores vão à Roma pedir aprovação do Papa Inocêncio III para viver o Cristianismo na pobreza extrema. Com a aprovação, Francisco e seus companheiros iniciam a pregação do evangelho pelas e igrejas e todo o mundo.

São Francisco de Assis levou a mensagem de salvação e de paz para todos. Dialogava com os humanos e a natureza para construir a harmonia universal. Ouvia e incentivava as crianças. E defendia o perdão como a melhor arma para desarmar as pessoas.

Qual é o dia de São Francisco de Assis?

04 de outubro.

Fonte: A Oração de São Francisco, por Anderson Cavalcante e Gabriel Perissé. Buzz Editora. 1ª Edição (2018).

Música Oração de São Francisco (Frei Gilson e Bruna Ramos)