Hoje eu quero compartilhar com você o OKR (Objectives and Key Results), uma técnica desenvolvida pela Intel, para o gerenciamento ágil para definir objetivos e atingir metas. Essa técnica é utilizada por grandes corporações, como Google e LinkedIn, mas é bem fácil de implementar se você for uma startup. O seu uso permite que uma equipe alcance uma alta performance, viabilizando um crescimento sustentável do negócio.
Definindo objetivos e resultados chaves
Um objetivo é o que você quer estrategicamente realizar ou lançar (por exemplo, o lançamento de um produto ou serviço). É também o que inspira e motiva as pessoas. É um fator qualitativo (qualidade), sem envolver números, para evitar que aquelas pessoas que odeiam números não simpatizem com a adoção do método.
Os resultados chaves são as metas mensuráveis, que mantém os objetivos "vivos". É um prato cheio para quem adora números e indica se está ocorrendo um progresso em direção ao objetivo.
Para Christina Wodtke, autora do livro "Radical Focus: Achieving Your Important Objectives", um bom objetivo é aquele que faz você acordar animado para ir trabalhar e bons resultados chaves são aqueles que são desafiadores, que deixam você um pouco assustado de que não vai conseguir, mas que se você se esforçar, vai conseguir.
Colocando o OKR em prática para atingir metas
Você pode ter uma lista de objetivos (OKRs), que podem ser da empresa, equipe e também individual.
Cada objetivo é definido para um trimestre (quarter).
Para cada objetivo você tem 3-4 resultados chaves mensuráveis. Você deve ordenar os KRs (Key Results) por ordem de dificuldade (do mais fácil para o mais difícil).
Para cada resultado chave, você tem um indicador de progresso, que pode por exemplo ser uma nota de 0 a 10 ou uma escala percentual 0-100%.
Como manter a equipe motivada
Para que você mantenha a equipe "ligada", você pode fazer uma matriz representando o período de 3 meses. Você divide o mês em semana e a cada semana que passa você faz um histórico do que foi realizado com o indicador de progresso.
O gestor pode enviar um email, semanal ou mensal, informando à equipe "onde ela está" em direção do seu objetivo.
O que você acha dessa técnica? Pronto para implementar? Já tem um objetivo para os próximos 3 meses?