No dia 19 de março de 2019, o Instagram lançou nos Estados Unidos o recurso de Checkout, que permite que os usuários dessa rede social façam compras diretamente no aplicativo.
De acordo com o site TechCrunch, atualmente 130 milhões de produtos são promovidos no Instagram, usando o Instagram Shopping, um recurso que a pessoa pode clicar sobre o produto e ser levado para fora do instagram para o ecommerce da marca. Agora com o Instagram Checkout, esses milhões de produtos poderão ser comprados diretamente de dentro do Instagram.
O Instagram cobra uma taxa (fee) pela transação da venda e oferece ao consumidor realizar o pagamento usando PayPal, Visa, Mastercard, American Express or Discover.
Os usuários poderão visualizar o seu histórico de compras diretamente no App. No histórico será possível visualizar o status do pedido e falar com o “vendedor” (perfil que comercializa o produto).
Quando um usuário(perfil) realiza uma compra, nenhuma informação é compartilhada com os seus seguidores sobre essa compra.
De acordo com o TechCrunch, Instagram confirmou que usará as interações dos usuários no Instagram Checkout para determinar os conteúdos que irão aparecer para ele.
Os usuários do Instagram poderão salvar no “Shopping collection” – uma espécie de “Lista de Desejos” – os produtos que são oferecidos para venda pelo Instagram Checkout.
Como vender com o Instagram Checkout
Para que você possa vender pelo Instagram Checkout é necessário ter uma plataforma de ecommerce que seja compatível com esse recurso, como Shopify or BigCommerce.
Enquanto as lojas poderão ter ganhos em oferecer essa venda pelo Instagram, menos informações eles poderão ter sobre o comprador, tendo em vista que o checkout fica no lado do Instagram.
Pode ser interessante para as grandes marcas no Brasil fazer um piloto em uma plataforma de ecommerce como o Shopify, para atende essa demanda do Instagram, e analisar os resultados, mantendo a sua plataforma atual, por exemplo VTEX.
Qual a diferença entre Instagram Checkout e Instagram Shopping?
- Instagram Checkout: a compra é realizada diretamente no Instagram. O instagram cobra um % sobre a venda e as vendas são regidas pela política de proteção de compra que dão uma segurança a mais ao comprador.
- Instagram Shopping: ao clicar em visualizar o produto, o usuário é direcionado para a página de detalhes do produto no ecommerce de quem comercializa o produto, fora do instagram.
Marcas que já estão usando Instagram Checkout
- Outdoor Voices @outdoorvoices
- adidas Women @adidaswomen
- Ouai Haircare @theouai
- Oscar de la Renta @oscardelarenta
- Nike Training Club @niketraining
- Huda Beauty @hudabeautyshop
- Michael Kors @michaelkors
- ColourPop Cosmetics @colourpopcosmetics
- REVOLVE @revolve
- KKW Beauty @kkwbeauty
- H&M @hm
- ZARA @zara
- Burberry @burberry
- MAC Cosmetics @maccosmetics
- Warby Parker @warbyparker
Fonte:
Instagram Checkout. Disponível em: <help.instagram.com/357872324807367>. Acesso em: 20 março 2019
Instagram launches shopping checkout, charging sellers a fee. Disponível em: <techcrunch.com/2019/03/19/instagram-checkout/>. Acesso em: 20 março 2019