Inbound Marketing: o que é?

Inbound Marketing: o que é?

Entenda o termo Inbound Marketing. Entenda também o que significa e como a criação frequente e a distribuição de conteúdo podem transformar estranhos em clientes e promotores de seu negócio.

O tema Inbound Marketing foi abordado inicialmente em 2006 por Brian Halligan e Dharmesh Shah, fundadores da empresa HubSpot.

O método de Inbound, comercialmente chamado “metodologia”, tem como princípio a criação frequente e a distribuição de conteúdo.

Assim, os websites corporativos que adotam esse método agregam um blog ao website e mantêm produção semanal de novos artigos, os quais são indexados pelos sistemas de busca, divulgados nas redes sociais e enviados por e-mail aos usuários cadastrados sob a forma de notícias. Isso dá visibilidade ao website e consequentemente gera novas visitas.

Aprimorado a cada ano e utilizando o termo “Inbound” desde 2015, combina estratégias de marketing (Inbound Marketing) e vendas(Inbound Sales).

Durante o planejamento do Inbound em um website, é feito o mapeamento de buyer personas (personas do comprador), o que define os arquétipos considerando suas características demográficas e inerentes a cada processo de consumo.

A figura abaixo apresenta o modelo de Inbound Marketing apresentado no website da empresa HubSpot, que tem como legenda “The Inbound Methodology – the best way to turn strangers into customers and promoters of your business” (“A metodologia Inbound – a melhor maneira de transformar estranhos em clientes e promotores de seu negócio”).

Modelo de Inbound Marketing by HubSpot

Modelo de Inbound Marketing by HubSpot

Os conteúdos são criados para oferecer informação às buyer personas atentando para sua maturidade ao realizarem uma compra em três estágios da Buyer Journey (Jornada do Comprador):

  • awareness (consciência), em que o consumidor necessita de informações para identificar um problema;
  • consideration (consideração), o problema está definido e busca-se identificar possíveis soluções; e
  • decision (decisão), estágio final em que o consumidor se interessa por conteúdos que o ajudem a avaliar as opções selecionadas para resolução de seu problema.

Assista os vídeos e siga em sua jornada sobre a definição de Inbound Marketing

Em 2014, eu subi dois vídeos no YouTube para explicar melhor o Inbound Marketing, no momento em que se estava começando a falar sobre o assunto aqui no Brasil.

Juntos, os dois vídeos somam mais de 21.000 visualizações: “Inbound Marketing: por que funciona?” e “Como atrair clientes com Inbound Marketing“.

Assista agora:

Se você tiver interesse em aprofundar o conhecimento sobre Inbound Marketing, disponibilizei gratuitamente mais 2 videos: “O que é Inbound Marketing?” e “O que é Onboarding?”. Onboarding é um termo usado na implementação do planejamento estratégico de Inbound Marketing.

Clique para tuitar:

Compartilhe a imagem:

A metodologia Inbound – a melhor maneira de transformar estranhos em clientes e promotores de seu negócio.

Sugestão de leitura:

Inbound Marketing: o que é que você tem feito?

Responda nos Comentários:

  • Você já tem um blog para ajudá-lo com sua presença online?
  • Consegue manter uma frequência de publicação semanal?
  • Você usa as redes sociais para direcionar acessos para o seu blog e/ou site?
  • Sente dificuldade em realizar as atividades enumeradas nos itens anteriores?
  • Você tem um blog e tem sucesso com ele? Compartilhe uma dica conosco.

Sobre Angelo Públio

Angelo Públio é Professor Mestre em Design e autor do Play-Driven Design, Metodologia que aumenta a presença online das empresas fazendo consumidores felizes. O resultado é: mais vendas, com menos verba de marketing.

Deixe um Comentário