Após analisar 100 milhões de títulos, a BuzzSumo identificou quais palavras estavam presentes nos título que tiveram maior engajamento nas redes sociais, como Facebook, Twitter e LinkedIn. Descubra as palavras que você deve usar nos seus títulos de blog, para ganhar curtidas e aumentar as visitas, inclusive no B2B. Este post é baseado no artigo We Analyzed 100 Million Headlines. Here’s What We Learned (New Research), da BuzzSumo.
A BuzzSumo é uma ferramenta de marketing de conteúdo para descobrir conteúdos que estão com bom engajamento nas redes sociais.
Eles buscaram identificar os padrões existentes entre 100 milhões de títulos de artigos mais compartilhados no Facebook, Twitter e LinkedIn.
Com base no estudo da BuzzSumo, eu compilei as TOP dicas para você ganhar curtidas com os seus títulos.
BuzzSumo afirma que palavras em títulos que estabelecem um porquê fazem com que o leitor se preocupe em saber sobre seu conteúdo. Títulos que impactam diretamente o leitor – muitas vezes emocionalmente –, fazem com que ele se preocupe sobre aquilo.
CONFIRA: Hacks de Copywriting com SEO
#1: As palavras mágicas dos títulos mais compartilhados
A combinação de palavras presentes nos títulos mais compartilhados:
- ... fará você ...
- ... é por isso que ...
- ... podemos adivinhar...
- ... somente X em Y ...
- ... coisas para saber ...
#2: Frases para ganhar curtidas compartilhando vídeos e fotos
Frases emocionais ao compartilhar vídeos e fotos contribuem para aumentar as interações no Facebook:
- Com lágrimas de alegria
- É de fazer chorar
- É de dar arrepios
- É muito fofo
- Chocado ao ver
- De derreter o seu coração
- Não consigo parar de rir
#3: Curiosidade e Listas
As pessoas tem um senso de curiosidade em saber sobre os assuntos mais populares. Artigos de listas (coleções) geram grande engajamento, principalmente se for sobre assuntos em alta.
- O Twitter reage...
- ... é por isso que...
- ... estão em pânico...
- ... estão falando sobre...
- X motivos porque...
- X coisas você...
- Top X ...
#4: Para começar a sua frase
Use essas palavras para você começar os seus títulos e ganhar curtidas:
- Isto é o que...
- Como...
- Porquê
- O que
- Novo
#5: Para finalizar a sua frase
Palavras para finaliza os seus títulos:
- ... do mundo
- ... X anos
- ... que viraliza
- ... mais lindo
- ... pela primeira vez
#6: Para B2B
A BuzzSumo analisou 10 milhões dos posts mais compartilhados em 2017. Ela identificou que existe uma diferença de engajamento nas palavras mais compartilhadas em B2B e B2C.
Abaixo estão as 5 combinações de palavras mais compartilhadas no LinkedIn para B2B:
- O futuro do ...
- X caminhos para ...
- ... que você precisa saber....
- ... no mundo
- ... do ano
#7: Quantidade de palavras e caracteres
Em um universo de 100 milhões de títulos, os títulos que tiveram mais engajamento no Facebook tinham:
- Entre 80 a 100 caracteres
- uma média de 15 palavras
Confira também: Gerador de Títulos de Blog
Bônus: Cuidado o uso de títulos clickbait (isca de clique)
De acordo com o manual de boas práticas do Facebook, a rede social tem um algoritmo que reduz o alcance das publicações da sua página se você utiliza títulos clickbait (isca de clique): sensacionalistas e que omitem informações.
O Facebook entende que as pessoas não gostam de títulos que forçam as pessoas a clicarem para descobrir a resposta. Tampouco não gostam de títulos de artigos que geram uma expectativa enganosa, como exemplificado no manual sobre o título de um artigo “Esta caneta nunca fica sem tinta!” para um conteúdo que fala sobre uma caneta descartável.
O que achou das dicas? Compartilhe uma dica sua conosco. Responda nos Comentários!