Se você chegou até aqui, é bem provável que você esteja pesquisando uma ferramenta para começar sua newsletter.

Descobri, ao fazer minha newsletter, que uma única ferramenta não é suficiente para isso. Era uma newsletter em texto, enviada semanalmente e de graça.

Abaixo, apresento a ferramenta principal e outras que podem ser necessárias para você. Avalie quais ferramentas você deve usar conforme o seu caso de uso.

Escolha sua ferramenta de newsletter

Kit — Ferramenta preferida pelos criadores de conteúdo. Interface fácil de usar. Você pode criar um “modelo” de newsletter e tem um editor fácil para formatar e enviar sua newsletter. Digamos que seja uma ferramenta que você usa para newsletters e pode fazer automações. Cobrança em Dólar. O Plano Newsletter oferece 10.000 contatos grátis.

ActiveCampaign — É uma ferramenta avançada em termos de automação de email. É mais voltada para empresas. É como uma ferramenta de automação de marketing que também envia newsletters. Os planos apresentados no site são com contrato anual com pagamento mensal. Cobrança em Real. Oferece um plano grátis de 14 dias.

Substack — É uma plataforma de newsletter gratuita para hospedar e enviar sua newsletter. Se você tiver uma newsletter paga, a Substack fica com uma parte da mensalidade. A Substack não integra com outras ferramentas, o que pode limitar suas estratégias de marketing.

Ghost — É uma plataforma de blog e newsletter. É concorrente do WordPress e Substack. Além de ser blog, também tem os recursos de envio da newsletter por email. Oferece a possibilidade de realizar cobrança de newsletter paga.

Quem faz uma newsletter geralmente usa automação de email marketing. Por exemplo, para enviar uma série de emails a quem se cadastra. Essa sequência de emails visa, muitas vezes, vender um produto pago. Por isso, ao escolher sua plataforma, pense nisso.

Quem tem um site, como no Ghost, que oferece uma Newsletter, mas não tem automação de marketing, acaba contratando uma ferramenta adicional para suprir essa necessidade. Algumas opções, além das que já mencionamos, são: Campaign Monitor, Drip, MailChimp e MailerLite.