Para empreendedores e startups, é difícil manter a frequência de criação de novos conteúdos, mesmo sabendo como é importante a visibilidade do negócio na internet. Durante o curso de mestrado, tive grande dificuldade em criar novos conteúdos para manter o website ativo (https://angelopublio.com.br), tendo que conciliar os compromissos com o curso, além da vida pessoal e profissional.

O método de Inbound consiste na publicação de conteúdos produzidos por redatores (fixos ou terceirizados) que compõem a equipe mantenedora do website ou por autores convidados (guest posts).

Muitos autores buscam blogs em suas áreas para divulgar seu website à medida que publicam artigos com inserção de hyperlinks.

Como o meu website não representava fonte de receita durante esse período, a produção de conteúdo dependia quase que exclusivamente de mim e de autores convidados.

Para pequenos empreendedores e startups, é difícil manter a frequência na criação e publicação de conteúdo, mesmo sabendo da importância da visibilidade do negócio na internet, pelos poucos recursos financeiros e humanos de que dispõem para realizar todas as atividades da gestão de um negócio.

Nas empresas, mesmo quando contam com recursos dedicados ao Inbound, as informações fornecidas baseiam-se no seu interesse de consumo.

Eu explico:

Em vez de criar um blog para oferecer conteúdo educativo dentro do contexto em que estão inseridas, buscando promover uma experiência positiva e estimulando o relacionamento e engajamento com usuários, as empresas muitas vezes criam artigos de blog para detalhar a funcionalidade de seus produtos e serviços. Isso só costuma interessar a seus clientes.

Você concorda que essas empresas poderiam utilizar um canal mais apropriado para isso, como uma área de atendimento ou de suporte no website? Se as empresas criam um segundo blog, específico para falar sobre o produto, voltam ao problema inicial: como manter frequente a criação de novos conteúdos para o blog principal?

A solução:

Enfim, essa dificuldade na produção de conteúdo me levou à reflexão de como estimular uma produção de conteúdo pelos próprios utilizadores do website. A solução encontrada acaba de conquistar notoriedade internacional.

O artigo científico que derivou de minha tese de mestrado, em que refletia sobre a metodologia Play-Driven Design, foi publicado na edição de maio/2017 do Journal of Business and Management após avaliação pelo IOSR, organização internacional de pesquisa científica.

Confira a íntegra desse artigo científico sobre a metodologia brasileira de Play-Driven Design em: Play-Driven Design: Model for Engaging Personas in Content Site

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Para empreendedores e startups, é difícil manter a frequência na criação de conteúdo.

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  • E você, já passou por essa dificuldade de produção de conteúdo?
  • Você tem uma área de ajuda no seu website ou usa o blog para esse tipo de conteúdo?
  • Que dicas você pode deixar para os leitores deste artigo de como manter uma frequência de novos conteúdos?