Imagine que você tem uma apresentação para fazer e os seus números não estão muito bons. Mas, e se você pudesse mostrar esses números de uma forma que pudesse contar que apesar dos números insuficientes, como foi o empenho de toda a equipe buscando um crescimento, os aprendizados que tiveram e os outros ganhos envolvidos?

Apenas 5% das pessoas lembram de dados estatísticos, enquanto 63% das pessoas lembram de histórias. (Fonte: Ideias que colam.)

O que é Data Storytelling?

Data Storytelling é uma técnica que combina elementos visuais representativos de dados relevantes e uma narrativa envolvente para comunicar insights extremamente valiosos.

O Data Storytelling pode contribuir para o sucesso de sua apresentação em que você comunicará as suas análises de dados e conclusões.

Elementos essenciais para Data Storytelling

Existem 6 elementos essenciais para Data Storytelling. É importante que você inclua todos eles em sua história para ganhar os benefícios do storytelling dos dados.

#1 Fundamento dos dados

Na história de Dados (data Storytelling), toda a narrativa é sobre os dados, enquanto nos outros tipos de histórias, os dados podem servir para contextualizar uma passagem da história.

Por isso, a confiabilidade e qualidade dos dados que você “narrará” são bem relevantes para o seu sucesso.

#2 Ponto principal

Sua história deve conter um insight que você chegou a partir de suas análises e observações criteriosas. Este insight é o ponto central e geral. Todas as partes de sua história deve estar relacionado a esse insight.

Qualquer outro dado (insight) que estão está vinculado a esse ponto central, deve ficar fora dessa “história”, para não tirar o foco e prejudicar a sua história. Se você identificou alguma informação relevante que não está relacionado ao ponto principal, você pode guardar para outra história.

#3 Foco explicativo

O grande problema de quem apresenta dados, sem usar técnica de Data Storytelling, é que a pessoa procura “descrever” os dados.

No Data Storytelling, você procura “explicar” os dados. Por isso, você deve procurar em sua história esclarecer qual é o seu insight e fazer com que o público compreenda o seu insight, a partir da interpretação dos seus dados.

Você deve ser como um “Sherlock Holmes” dos Dados! Você desvenda “o crime” e revela os métodos e as motivações.

Por exemplo: se você tem um dado que suas vendas caíram 20%, você precisa explicar porque houve essa queda. Foram ações internas? Foram fatores externos? Que fatores e ações? Como é possível diminuir, retardar ou voltar a crescer?

Como um bom contador de história, use como base as melhores informações que você tiver acesso para você se sentir confortável com o que está transmitindo e evitar que sua história seja especulativa ou gere grau de incerteza no seu público.

#4 Sequência linear

Lembre que Data Storytelling vem de você contar uma história. Para isso, você precisa pender a atenção do público e guiá-lo por uma jornada de descobertas.

Sua história de dados deve seguir uma sequência de fatos (“dados”) explicativos que você conduzirá o seu público até ao grande momento: apresentar o insight central.

Se você pensar em sua história de dados como uma apresentação de PowerPoint ou Google Apresentações, você deve apresentar cada dado em um slide. Esta sequência dos slides deve ser cuidadosamente planejada por você, até chegar no desfecho do insight central. Cada slide apresentado deve ter uma relação ("conexão") com o anterior, para gerar uma progressão e uma história poderosa.

Se você precisa enviar os dados como um relatório por e-mail, você usa a mesma estratégia, porém trabalhando a formatação do seu e-mail. Por exemplo: cada informação ("dado") você apresenta em um parágrafo; cada parágrafo tem uma relação com o anterior; até chegar na sua conclusão, que apresenta o insight central.

#5 Elementos dramáticos

É preciso que você inclua fundamentos dramáticos, como os encontrados em livros e em filmes, no seu Data Storytelling.

Por exemplo, você já deve ter assistidos filmes que no começo da história é passado uma lembrança do passado do personagem principal. Isso pode ser usado, por exemplo, para explicar porque o personagem está naquela situação atual.

No filme “Up — Altas aventuras” existe um personagem principal chamado Carl. No começo do filme é passado um video de quase 5 minutos que resume o passado da vida do Carl. Assim, é possível contextualizar porque o Carl é daquele jeito “rabugento”, mas os telespectadores a partir do video podem criar um laço de afeição com Carl porque entendem por tudo que ele passou.

Você pode, por exemplo, no começo de sua apresentação, você pode fazer a “configuração do caso”, para criar um pano de fundo (background) para sua história. Você pode contextualizar a situação atual apresentando aspectos econômicos atuais ou como é o comportamento atual do seu público-alvo. Assim, você pode incorporar uma perspectiva humana à sua história e procurar envolver o seu público em um nível emocional.

Depois você apresentará a sua sequência de dados, para apoiarão a sua relevação do insight central. Em seguida, você apresenta o seu insight, seu momento "eureka".

Após a apresentação do insight central, você faz o fechamento de sua história de dados apresentando uma “solução” e “próximos passos”. Mais uma vez, você pode acrescentar notícias relevantes para embasar suas recomendações.

#6 Âncoras visuais

Você precisa incluir elementos visuais porque são mais poderosos do que apresentar números, como estatísticas brutas.

Além de você incluir gráficos relacionados com os seus dados, você deve considerar adicionar elementos visuais que podem criar atalhos mentais, como ícones ou cores (vermelho para números negativos e verdes para números positivos).

Fotos, como de banco de imagens, podem acrescentar ênfase emocional aos principais dados.

Você pode trabalhar gráficos comparativos como recursos visuais. Você pode elaborar comparação dos dados, baseado em tempo, pessoas, lugares, processos, coisas.

É importante que você torne os gráficos mais fáceis de entender e que direcione para o foco que você quer do seu público. Por isso, você deve tomar alguns cuidados, como remover excesso de dados e ter rótulos diretos.


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