Como Implementar o Marketing Boca a Boca

Como Implementar o Marketing Boca a Boca

Marketing boca a boca é uma estratégia para diminuir o custo de aquisição de clientes (CAC) e incrementar o alcance positivo de sua marca.

Como uma profissional focada em comunicação, sei que quando obtemos referências positivas de uma pessoa, que diga respeito aos nossos serviços, esta pessoa influencia na forma com que outras pessoas veem nossa marca. Mas, como aumentar este impacto positivo das boas referências que obtivemos?

Para conseguir um maior impacto é importante usar o marketing de referência, mais conhecido como marketing boca a boca. Este tipo de marketing é uma estratégia para diminuir o custo de aquisição de clientes (CAC) e incrementar o alcance positivo de sua marca. Tudo isso através de referências positivas e de pessoas de confiança que atraem mais prospects e com o tempo, mais comentários positivos.

Usando esta Estratégia Orgânica

Não é tão difícil desenvolver e implementar o marketing de referência tanto nos meios tradicionais como nas redes sociais. Para isto, você pode usar ferramentas como os comentários de satisfação de alguns clientes, incentivos atrativos e alinhados ao orçamento, o gerenciamento das interações com o público e a mensuração dos resultados.

É importante reconhecer que o tempo de desenvolvimento e implementação desta estratégia varia de empresa para empresa. Também, o marketing de conteúdo pode ser usado como aliado do marketing boca a boca.

O modelo de marketing de referência traz excelentes resultados e está pronto para perdurar, porque é uma ferramenta que os profissionais de marketing utilizam para aumentar suas vendas.

Seguindo estes cinco princípios básicos abaixo, você vai conseguir grandes referências que melhorarão consideravelmente a imagem de sua empresa:

1 – Estimule seu cliente a postar nas redes sociais aquilo que compraram

Ao disponibilizar um prêmio ou incentivo para que um cliente publique sua experiência positiva de compra nas redes sociais, fica mais fácil influenciar positivamente seu círculo de contatos.

Este incentivo pode ser dado de muitas maneiras. Por exemplo, você pode oferecer um desconto em serviços, um bônus para novo serviço, etc. Leve em consideração que o incentivo deve ser pensado de acordo com sua indústria, o tipo de público que você tem, o budget e o “Lifetime Value”.

2 – Use #hashtags que tenham a ver com seu negócio

Na Meltwater, nós criamos a hashtag #MeltwaterBrasil para motivar nossos clientes a publicar fotos quando estamos apresentando ou organizando um evento juntos. Além disso, com a nossa hashtag encontramos uma forma de interagir com os clientes curtindo e comentando suas fotos.

3 – Publicar fotos dos clientes como forma de gratidão

No nosso Twitter, a cada semana postamos fotos ou artigos de nossos clientes usando os produtos ou serviços. Isto gera uma interatividade fenomenal e também ajuda nossos clientes a receberem mais cobertura em redes sociais.

4 – Interaja com seus clientes

É crucial sempre agradecer gestos de carinho por parte dos clientes por meio de mensagens e re-tweets. Esta tarefa é super simples e muito eficaz.

5 – Compartilhe as experiências positivas dos clientes

Para que um cliente fique mais encantado com a sua marca e se disponha a recomendá-la a seus amigos/colegas, é importante medir a satisfação dele e garantir que o suporte e a atenção sejam excepcionais. Assim, depois podemos formular planos de ação que gerem uma melhora contínua de nossos serviços.

Medindo os resultados do Marketing boca a boca

Aumentando o número de clientes satisfeitos e monitorando como estas referências positivas são distribuídas na sua indústria, mais clientes irão se juntar a este grupo de clientes satisfeitos e a confiança em sua empresa vai aumentar. Isto impactará positivamente suas finanças já que é muito mais barato manter clientes existentes do que conquistar novos.

Usando as referências positivas dos seus usuários, as possibilidades de converter os contatos destes clientes são enormes. Usando o marketing boca a boca, a boa imagem de sua empresa se espalha em toda sua indústria.

Se quiser saber como é possível medir o volume e o tom das menções que você recebe em redes sociais e na mídia tradicional, não deixe de entrar em contato.

Sobre Ana Maria Hoyos

Diretora de Vendas Latin América na Meltwater e formada em Relações Internacionais e Administração de Negócios pela Universidade de Miami.

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