Com mais de 100.000 alunos, o Inbound Certification agora se chama Inbound Marketing Certification. Além disso, o certificado de Inbound da HubSpot ganha mais 2 cursos: Inbound Certification, com uma visão mais abrangente incluindo Atendimento ao cliente; e o Inbound Sales Certification, focado em processo de vendas.

O Certificado de Inbound da HubSpot

Em 2013 a HubSpot lançou o seu primeiro curso gratuito de Inbound Marketing, "The Inbound Certification". Ao final do curso, o participante realizava uma prova online de conhecimento e, se aprovado, recebia um certificado digital.

De acordo com a HubSpot, mais de 100.000 pessoas realizaram o seu certificado de Inbound.

Em 2017, a HubSpot lançou o seu curso e certificado de Inbound Sales, que orienta sobre o processo de vendas Inbound. Ao passo que em 2018, a HubSpot criou o"Inbound Marketing Certification".

Como resultado, a HubSpot moveu o conteúdo do "Inbound Certification" para o novo curso "Inbound Marketing Certification". Em seguida, no lugar do conteúdo do ANTIGO "Inbound Certification", entrou um NOVO currículo.

Os 3 Certificados de Inbound

Agora em vez de 1 certificado de Inbound, você pode ter 3 certificados, que estão distribuídos em 3 cursos, dessa maneira:

  • Inbound Certification: a HubSpot indica como sendo um curso atualizado, já que o nome manteve o mesmo. Na verdade é um novo curso. É um curso teórico e é um curso introdutório da metodologia. Em 2018 a HubSpot está lançando o seu módulo "Service Hub" para atendimento ao cliente. Por isso, além de uma visão geral de marketing e vendas, o curso também trata de Customer Services (traduzido no Brasil como Atendimento ao Cliente). O grande diferencial do curso é ter vídeos com a participação de Dharmesh Shah e Brian Halligan, criadores da metodologia Inbound Marketing e co-fundadores da HubSpot.
  • Inbound Marketing Certification: A HubSpot indica como sendo um novo curso, que de fato acaba sendo porque tem um novo nome. Entretanto, é o conteúdo antigo do "Inbound Certification". Por outro lado, existe alguns conteúdos adicionais sobre estratégia de conteúdo e vendas.
  • Inbound Sales Certification: O curso em 2018 foi regravado, mudou desde o cenário até a forma de apresentar do conteúdo, reduzindo de 3 para 2 horas de conteúdo. Ficou mais fácil de entender a metodologia e "prender" a atenção do aluno.

Além dos cursos da HubSpot, você também pode conferir os meus cursos de Inbound.

Confira o vídeo abaixo (em inglês) com as mudanças do certificado de "Inbound" para o certificado de "Inbound Marketing".

https://www.youtube.com/watch?v=2XOEcLCapdE

O que você achou das mudanças? Já tem a sua certificação de Inbound da HubSpot?