[resumo]Estruturar os links entre os artigos e páginas do seu site é parte fundamental para aplicar uma estratégia de conteúdo e otimizar o seu SEO. Por isso, neste "Pergunte ao Angelo", nós discutiremos sobre o topic cluster (agrupamento de conteúdo) e como criar os links entre os subtópicos (subtopics) e a pillar page.[/resumo]

Como estruturar os links entre os subtópicos e a pillar page para otimizar o SEO

Dúvida enviada pelo Cristiano, no Curso de Estratégias de Conteúdo e SEO, sobre subtópicos e pillar page:

"Olá Angelo,

Para a Página Pilar que seria minha palavra chave principal eu crio outros posts/páginas com variações/sinônimos da minha palavra chave com links para essa página pilar, certo?

Minhas dúvidas são:

1) Na página pilar devo ter links de volta para essas páginas com variações da palavra chave?

2) Posso usar essas páginas/posts como sub páginas da página pilar, tornando ela como uma categoria, deixando minha url do tipo meudominio.com.br/pagina-pliar/post-variacao? Isso é bom se tratando de SEO?

3) Se usar a estrutura que mencionei acima, posso fazer o link para a página pilar somente com breadcrumbs ou é importante ter link no conteúdo?

Tenho mais algumas dúvidas, mas é melhor ir por partes, rsrsrs

Grato e no aguardo."

Resposta

Olá, Cristiano, tudo bem?

Obrigado por enviar as suas dúvidas e desculpe pela demora em respondê-lo!

As suas perguntas são bem interessantes. Não existe uma resposta única para todas elas, mas vou responder da forma que acho que melhor pode ajudá-lo. Tudo bem?

Para tornar de fácil compreensão a minha resposta e para que você possa encontrar outras referências sobre o tema, vou utilizar na explicação 2 termos técnicos que é como a HubSpot chama: "topic cluster" e "subtopics".

Com o propósito de esclarecer, as suas dúvidas estão relacionadas à construção do “topic cluster” (agrupamento de assunto). Este agrupamento de conteúdo é formado por uma “pillar page” e pelos “subtopics” (subtópicos).

Os subtópicos podem ser diferentes tipos de conteúdos. Por exemplo: artigos de blog, páginas do seu site, landing pages, etc.

Backlinks

O conceito principal do topic cluster é que os subtópicos contenham um link para a pillar page. Dessa forma, diversos “conteúdos” (subtópicos) apontando para uma única página (pillar page) indicam para o Google a relação entre estes elementos. O Google, por sua vez, compreende que a Pillar Page está no centro do “Topic Cluster”.

O link da pillar page para um subtópico é o que chamamos no SEO (Search Engine Optimization) de backlink (“link de volta”).

A ideia principal da pillar page é que ela seja um conteúdo “riquíssimo”, de tal forma que seja extremamente relevante para o tópico (palavra-chave) que ela trata. Se possível, tem que ser mais completo que a página da Wikipedia que trata deste mesmo tópico.

Só para exemplificar, vamos imaginar que você tem uma loja de instalação de acessórios para carro. Assim, você decidiu criar uma pillar page de “acessórios para carro”. Você quer que qualquer pessoa no Brasil que procure “acessórios para carro” ache o seu site.

Então, logo após lançar a sua pillar page, você inicia a criação de artigos para o seu blog. Um dos artigos que você publicou foi sobre “película para vidros de carro”. Quando você criou a pillar page, você não tinha este artigo, mas agora que tem a oportunidade de atualizar a sua pillar page e fazer backlinks para estes subtópicos.

Portanto, respondendo a sua pergunta 1, você pode fazer backlinks da página pillar para os subtópicos.

Sinônimos

ATENÇÃO: vi que na sua pergunta você mencionou sobre criar conteúdo para “sinônimos. O Google tem uma compreensão sobre palavras sinônimas.

Ou seja, tenha cautela ao criar subtópicos com sinônimos da sua palavra-chave da pillar page, para evitar que os conteúdos “concorram” entre sim. Avalie se vale a pena melhorar o conteúdo da pillar page e, neste caso, deixe o subtópico para as palavras de calda-longa.

Eu explico:

Mandioca e aipim são a mesma coisa, mas os termos são usados em diferentes regiões do país.

Em vez de criar 1 pillar page sobre “mandioca” e um subtópico chamado “aipim”, você poderia melhorar o conteúdo da sua pillar page. Do mesmo modo, você poderia ter subtópicos de calda-longa como “mandioca frita” (delícia!) e outro “mandioca cozida”.

Alguns plugins, como o Yoast Premium (versão paga), permitem que você faça a otimização de SEO para mais de 1 palavra-chave. Assim, você poderia otimizar a sua pillar page para “mandioca” e “aipim”.

Página de categoria como Pillar Page

Na pergunta 2, inegavelmente, as duas formas que você descreveu estão corretas.

A Pillar Page surgiu a partir do entendimento que as “categorias” do blog estavam tendo melhor posicionamento do que as páginas individuais. A forma como você descreveu no exemplo da página pillar está como um espelho da categoria. Dessa maneira, vai funcionar.

É excelente a tática de usar uma estrutura de “pastas” na URL para indicar o conteúdo “pai” – “site.com.br/pai/” – e os “filhos” – site.com.br/pai/filhos. Dessa forma fica explicito para o Google a hierarquia entre os conteúdos. Eu diria que o seu exemplo foi bem avançado (rs).

Às vezes as pessoas tem dificuldade para remover o “/category/” na URL, como “blog.com.br/category/nome-categoria/nome-do-post/“. Se você precisar de ajuda, aqui está como fazer isso usando o plugin Yoast: How to remove the categories prefix

Nesse sentido, também é preciso configurar os “permalinks” (links permanentes) para uma opção de estrutura personalizada: “%category%/%postname%”.

No WordPress, para definir a hierarquia entre a página pai e as páginas filhas é um processo bem simples. Basta configurar a hierarquia no atributo da página.

Breadcrumbs e links no conteúdo

Breadcrumbs são excelentes! Acho que é um recurso pouco utilizado, ou porque os temas de blog não suportam, ou porque exige um conhecimento técnico.

Em outras palavras: se você conseguir usá-los, use-os. Muitos dos seus concorrentes provavelmente não estarão utilizando e pode ser um diferencial.

O código do breadcrumbs estruturalmente fica fora do “conteúdo” do artigo/página do blog. Apesar do breadcrumb está na mesma página do conteúdo, o Google pode não ter o entendimento correto do breadcrumb com o conteúdo da página.

Em suma, trate os breadcrumbs como um recurso adicional para a sua otimização de SEO. Se você utilizar breadcrumbs, não deixe de fazer os links internos dos subtópicos para a pillar page. Blz?

Sem dúvida, outra vantagem de você usar links ao longo do conteúdo do subtópico é você poder varias as palavras que você aplica o link para a pillar page.

Ahhh, nem todas as plataformas de blog tem breadcrumbs. Então, se futuro você tiver que migrar o seu blog para uma outra plataforma, você não sofreria tanto na migração em reconstruir o topic cluster se tiver os links nos seus conteúdos.

Existem outras vantagens em manter os links no seu conteúdo, para ajudar no aprofundamento do leitor no conteúdo, aumentar o tempo no site, os links estarem presentes na versão AMP, mas isso pode ser tema para outras discussões (rs).

Atenção: é importante fazer links dos subtópicos para a pillar page, bem como de um subtópico para outro subtópico no mesmo topic cluster. Isso fortalece a relação contextual do topic cluster.

Espero que eu tenha conseguido esclarecer todas as suas dúvidas. Good luck!

P.S.: Estou compartilhando a sua pergunta com a resposta no meu blog para contribuir com o aprendizado de outras pessoas. :)

Forte abraço,

Angelo

[pergunteaoangelo]