Stop words: você não precisa delas!

As, e, os, de, para, com, sem, foi... Estes são alguns dos exemplos das stop words ou palavras de parada, que são palavras consideradas irrelevantes para o conjunto de resultados a ser exibido nos sites de pesquisa.

Se você chegou ao meu texto pelo Google provavelmente procurou por algo como: "artigo stop words". O sentido é o mesmo que o do termo "artigo sobre as stop words", mas as palavras "sobre" e "as" foram ocultadas para agilizar na busca e o sentido não foi perdido, não é mesmo?

A competitividade por uma boa posição nos resultados de pesquisa do Google é cada vez maior. Por isso, pequenos detalhes como a ocultação das stop words nas URLs podem fazer a diferença.

No WordPress, por exemplo, links permanentes são gerados automaticamente e evitar o uso das palavras de parada contribui bastante para a otimização da busca do internauta, o que pode levar mais pessoas a acessarem o seu conteúdo.

Como habilitar o URL Slug no Wordpress

No SEO, o URL Slug é o endereço válido de uma página que é amigável ao usuário. Ele é chamado no WordPress de link permanente ("permalink").

O WordPress gera automaticamente o link permanente a partir do título de um post. No entanto, este recurso só está disponível se você habilitar a "Estrutura Personalizada" com o parâmetro "%postname%" no menu Configurações » Links Permanentes.

wordpress-configuracao-de-links-permanentes

Uma vez habilitado a Estrutura Personalizada, o URL Slug vai substituir o "%postname%" pelo link permanente customizado na página de criação do seu post. Veja o exemplo:

wordpress-editar-link-permanente

Como remover as stop words da seu URL

A recomendação é que o slug (link permanente do site) seja curto e objetivo. Como obedecer essa regra sendo que o sistema automático do WordPress acaba colocando palavras que não são interessantes para o slug?

É simples, para isso existe uma ferramenta para Remover Stop Words da URL Slug para SEO!

Remover Stop Words URL Slug SEO

A ferramenta sugere uma URL Slug personalizada para aquela página do seu site ou artigo do blog. É só digitar o título de sua página que a nova URL será gerada. A partir da sugestão, você deverá copiar e alterar o link permanente no seu WordPress para que o SEO do seu conteúdo seja otimizado! Simples não é mesmo?

Dica: para que você obtenha melhores resultados no SEO da sua página, você deverá ter uma imagem com o mesmo nome do título da página, substituindo os espaços por hífen e removendo a acentuação. Ao utilizar a ferramenta Remover Stop Words da URL Slug para SEO você também receberá a indicação de qual nome do arquivo da imagem você deverá utilizar.

Quando não se deve remover as stop words

Nem sempre é aconselhável retirar as stop words. É de grande importância que você conheça quais são as palavras de parada e analise caso a caso quando elas devem ou não serem retiradas.

Vamos citar como exemplo o livro de enorme sucesso A Cabana, de William P. Young. Analisando a pesquisa dos dez primeiros resultados no Google do termo "a cabana", é possível perceber que:

  • Os dez primeiros resultados são referentes ao livro.
  • Sete dos resultados são links para a venda do livro ou resenhas, dois são vídeos no Youtube com trechos da publicação e um com imagens de capa.
  • Oito entre as oito sugestões de pesquisas relacionadas também são sobre a publicação.

Ao buscar a palavra "cabana" no Google, sem o artigo "a", os dez primeiros resultados são referentes a:

  • 6 restaurantes
  • 2 sobre os modelos de "cabana"
  • 1 pousada
  • 1 loja esportiva

Conclusão

No caso citado acima, que é um exemplo mais específico, é de extrema importância manter a stop word para conseguir identificar o assunto com maior agilidade e rapidez ao visualizar toda a URL.

Em outros casos é importante fazer a remoção das stop words como forma de encurtar a URL sem perder a compreensão do conteúdo que será encontrado.

Você já conhecia o termo stop word? O que achou sobre a remoção das palavras de parada para facilitar no SEO do seu blog? Compartilhe suas ideias!

Angelo PúblioInbound Marketing, SEO