[subtitle]Qual é a melhor ferramenta de Inbound Marketing? HubSpot x SharpSpring x RD Station?[/subtitle] Este artigo derivou de minhas respostas a duas perguntas enviadas a meu website. Como são dúvidas que surgem com frequência, achei melhor transformá-las em um artigo, na expectativa de ajudar mais gente.

A escolha da ferramenta de Inbound Marketing

A escolha de ferramenta de Inbound Marketing é sempre tema para uma grande discussão. O melhor é definir seu objetivo e planos para depois escolher a plataforma.

Às vezes, escolher a plataforma antes de ter um objetivo e planos definidos vai deixar seu planejamento estratégico "travado". Pois em vez de escolher as ferramentas que vão ajudar a encaminhar sua atividade para os resultados que busca, isso pode limitar o seu planejamento no que a ferramenta consegue te entregar. É um grande problema!

Eu gosto de trabalhar com as ferramentas líderes de mercado, porque elas oferecem maior facilidade de integração. Por exemplo, se você usa uma ferramenta popular de e-mail marketing, é fácil achar uma ferramenta de formulário gratuita para colocar no seu website, daquelas que ao receberem um formulário submetido, gravam automaticamente os dados do contato na ferramenta de e-mail marketing.

MailChimp é a ferramenta líder no envio de e-mail marketing e de newsletter com artigos de blog. Ela sincroniza com blogs em WordPress. Depois, envia automaticamente cada novo artigo publicado no blog para os contatos que se cadastraram. Isso ajuda muito na hora de manter os processos simples e o time enxuto (menos trabalho manual).

A HubSpot é a Ferrari das ferramentas de Inbound Marketing. É verdade que ela tem valor mais elevado, mas ele é proporcional ao que ela entrega.

Felizmente, há uma versão gratuita com formulários para captura de lead que pode ajudar você e que se integra ao MailChimp. Experimente o HubSpot (versão FREE) combinado com o MailChimp.

No Brasil, temos a plataforma RD Station da empresa Resultados Digitais. Essa é uma empresa com mais de 500 funcionários, que tem investido bastante em integrações da sua plataforma com outras ferramentas líderes de mercado, como Zendesk, Unbounce, Salesforce, Gravity Forms, Soho CRM, Pipedrive.

A SharpSpring utiliza abordagem diferente da Hubspot e RD Station. Ela insere valores diferenciados para agências, de modo que elas contratem a plataforma e absorvam os valores da ferramenta, e entreguem o serviço completo ao cliente final. A ferramenta é white label,  na qual a agência pode aplicar seu logotipo na plataforma e o cliente pode ter a sensação de que está usando uma ferramenta construída pela agência.

Um ponto forte da SharpSpring é seu preço único para até 100.000 contatos cadastrados, além de incorporar CRM, Abandono de Carrinho de Loja Online, e não cobrar a mais por isso.

HubSpot x SharpSpring x RD Station

Outra pergunta comum é o comparativo HubSpot x SharpSpring x RD Station.

Achei honesto o comparativo neste artigo do pessoal da WSI: Comparação das Plataformas de Inbound Marketing: HubSpot, RD Station, SharpSpring.

Como falei anteriormente, o mais importante é definir o tipo de serviço de marketing digital que é a sua paixão e que você consegue entregar. Por exemplo, uma agência que oferece estratégia em vendas pode focar no relacionamento com o cliente – "lead nurturing" (nutrição de leads) –  que envolve os serviços que figuram no seu website: design, marketing, conteúdo e CRM.

Todo mês aparece uma ferramenta nova no mercado. Se você mantiver o foco em estratégia, nunca vai ficar obsoleto.

Pode ser que, para determinado cliente, você precise utilizar HubSpot para entregar os relatórios gerenciais que ele deseja. Talvez outro cliente ficasse satisfeito com o SharSpring. Como o SharpSpring é mais barato e geralmente é a agência que paga a ferramenta, se a SharpSpring for suficiente para garantir o resultado, fique com ela em vez da HubSpot para economizar e aumentar sua rentabilidade.

Há muitos casos em que o MailChimp já é suficiente e o valor da versão paga começa em US$ 10/mês. Se ela atender sua demanda, é claro que você não vai optar por uma ferramenta de R$ 500 reais ou US$ 200/mês, inclusive porque pode inviabilizar o início de um projeto com um novo cliente. Faz sentido para você?

HubSpot, SharpSpring, MailChimp são ferramentas cobradas em dólares, com emissão de invoice. Se você tem necessidade de uma cobrança em reais e com nota fiscal, a única opção é o RD Station – salvo quando a agência contrata a plataforma em dólares e cobra do cliente em reais junto com seu contrato de agência.

Uma outra ferramenta que você pode considerar é o Drip. Ela é grátis, com email ilimitados, para até 100 contatos. Faça o teste!

O importante é definir o objetivo do cliente para escolher as ferramentas que o ajudarão a entregar o resultado.

Acredito que o Curso Essencial de Inbound Marketing vai ajudá-lo a entrar com o pé direito no Marketing Digital. Continue nas aulas e depois você me conta o que achou. No final tem um PDF de planejamento estratégico. É o mesmo documento que uso para fazer o plano de Inbound Marketing de meus clientes.

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  • Qual é a sua plataforma preferida e por quê?
  • Qual é o critério que você usa para escolher uma plataforma?
  • Quanto o fator preço influencia na sua decisão de escolha de ferramenta?

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O melhor é definir seu objetivo e planos para depois escolher a plataforma de Inbound Marketing.