Meta-description agora tem novo tamanho: 320 caracteres (ou mais)

[subtitle]A meta-description, que tinha uma média de 160 caracteres, agora tem o seu limite de tamanho ajustado para 320 caracteres, que impacta no seu SEO. Você precisa se adequar para evitar uma diminuição nas visitas orgânicas do seu site. Aproveite para tentar subir os conteúdos que não estavam bem posicionados.[/subtitle] Nas últimas semanas o Google tem ajustado a forma como ele apresenta os resultados de buscas, apresentando uma meta-description (meta-descrição) maior, com até 320 caracteres.

Anteriormente o limite da quantidade de caracteres era em média de 160 caracteres.

Exemplo de meta-description com 310 caracteres

A nova recomendação de SEO é ter uma meta-description entre 230 e 320 caracteres.

Em alguns casos raros de snippets, a meta-description pode ser ainda maior que 320.

Yoast 6.0 - Plugin SEO para WordPress

O Yoast 6.0, Plugin SEO para WordPress, atualizado em 20 de dezembro de 2017, já reconhece a nova medida de tamanho de comprimento do meta-description.

O Yoast entende que, mesmo que raramente, podem existir meta-descriptions acima de 320 caracteres.

Quando você ultrapassar a recomendação de limite de 320 caracteres, em vez de avisar com uma "bolinha vermelha" (indicação de problema) – como era antes quando se ultrapassava o limite de 160 caracteres – o plugin avisa apenas com uma "bolinha laranja" (indicação de melhoria).

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O que o novo tamanho de meta-description impacta no seu SEO

Abaixo estão 3 fatores que impactam na sua estratégia de SEO, de acordo com Rand Fishkin (MOZ) em seu vídeo "What Do Google's New, Longer Snippets Mean for SEO?".

  1. Mudança na forma de escrever meta-description.
  2. Pode diminuir a quantidade de cliques nos conteúdos genéricos. Aumento na quantidade de cliques em conteúdos mais complexos, por ter maior possibilidade de ter uma descrição mais atraente.
  3. Perda de cliques nos conteúdos que não estão nas primeiras posições nos resultados de buscas no Google.

O item "3" é um impacto bem interessante apontado pelo Fishkin. As descrições estarão maiores, deixam de ter 2 linhas e passam a ter 4 linhas.

Esse aumento de linhas fará com que menos itens apareçam na área visível do browser. Aquela parte do resultado de buscas que o usuário ver imediatamente, sem precisar rolar. Chamamos no web design essa área da interface de "above the fold".

Muitos usuários não rolam a página e escolhem logo os primeiros itens. Então, se o seu conteúdo não estiver nas primeiras posições, você terá uma perda de tráfego orgânico.

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UX (User Experience) melhora o seu SEO

Essa mudança de limite de caracteres, que parece uma "pequena" mudança de tamanho, tem um efeito dominó, refletindo em outras métricas de SEO.

Eu elenco mais 2 fatores:

  • Maior espaço para escrever possibilita "ranquear" mais palavras para o seu conteúdo.
  • Aumento no tempo da página (on-page SEO).

Eu entendo que com o campo meta-description maior, os usuários conseguirão fazer uma melhor análise dos conteúdos apresentados nos resultados da busca do Google.

Uma vez que os usuários conseguem ter uma melhor compreensão do que trata um conteúdo antes de clicá-lo, provavelmente eles terão maior interesse na leitura do conteúdo.

O tempo que o usuário passa na pagina do site (on-page SEO) influencia no "ranqueamento" (posicionamento) da página no Google.

Quanto mais tempo o usuário passa na página, o Google entende que entregou um bom resultado para o usuário.

Um usuário que tem uma experiência positiva com um conteúdo do seu site aumenta a possibilidade dele se interessar por outros conteúdos. E se o usuário clica em outros conteúdos, isso diminui a taxa de rejeição (bounce rate) da sua página no Google Analytics.

Conclusão

Se adeque à nova medida de meta-description, isso é um movimento natural.

Mas a sua grande oportunidade está em fazer imediatamente uma revisão dos seus conteúdos existentes.

Primeiro revise a meta-description dos conteúdos que são muito importantes para você.

Aproveite e revise os conteúdos que você no passado gostaria de ter obtido boas posições, mas não conseguiu.

Pode ser que os seus concorrentes não revisem a meta-descrição dos artigos deles. E essa seja a oportunidade que você esperava para "tomar a dianteira". Good luck!

[end]O que você achou da mudança da meta-descrição? O que você achou das dicas? Vamos continuar esta conversa. Responda nos Comentários.[/end]