Estou compartilhando com você a minha lista com o que considero: Os Melhores Plugins WordPress para Inbound Marketing de todos os tempos! São os melhores plugins WordPress que utilizei por anos para obter os melhores resultados de Inbound Marketing em meu blog pessoal.

Melhores Plugins WordPress:

  • Akismet Anti-Spam: para bloquear comentários do tipo SPAM. Se você contratar o Jetpack (ver abaixo), este plugin já está incluso.
  • AMP: para ativar páginas de carregamento rápido para Mobile
  • Disable Comments: em algumas situações, você pode querer desativar todos os comentários do seu blog.
  • Enable Media Replace: para você trocar (substituir o "conteúdo" das imagens), sem a necessidade de subir uma nova imagem. Quando você envia uma nova imagem, é gerado uma nova URL. Se você já tiver uma imagem que está sendo indexada pelo Google Imagens, você pode ter a necessidade de substituir o conteúdo (por exemplo: fazer uma atualização em um infográfico), sem alterar a URL.
  • Export All URLs: útil quando você faz alguma mudança de padrão de URLs e você precisa criar os Redirects 301.
  • Glue for Yoast SEO & AMP: ferramenta útil para ajustar algumas configurações do AMP, tanto de visual (cores) como de SEO.
  • Imagify: plugin que reduz o tamanho do arquivo das imagens, deixando mais rápido (leve) o carregamento das páginas.
  • Instant Articles for WP: plugin útil para "exportar" o conteúdo do artigo publicado para o Facebook. Permitindo que quando alguém estiver no App do Facebook no celular e clicar em um link de um artigo do seu Blog, em vez de ir para o seu blog, instantaneamente é exibido no conteúdo do post dentro do Facebook. Apesar de não levar o usuário do Facebook para o site, isso aumento o engajamento e compartilhamento da publicação.
  • Jetpack by WordPress.com: meu preferido! É o cinto de utilidades do Batman, com diversos recursos úteis. Comecei no plano gratuito e a cada ano fui subindo de plano, porque os recursos são muito bons. Tem desde monitoramento do seu site (se está no ar, problema de seguranças, etc), até publicação automatica dos artigos nas redes sociais.
  • Medium: automaticamente compartilha o artigo de blog no Medium, para syndication. É possível configurar para que o artigo seja compartilhado no Medium incluindo um link ao final do post "Originalmente publicado em ...." para o artigo no seu blog, além do Medium incluir uma metatag "Canonical".
  • Post Type Switcher: útil quando você publica um conteúdo como página no WordPress e deseja mudar para blog ou vice-versa.
  • SB RSS feed plus: plugin que insere no arquivo RSS (Feed) a imagem de destaque do post. Você vai precisar disso se você usa ferramentas como o MailChimp para enviar automaticamente os seus artigos do blog por email (rss-to-email) e você deseja incluir no seu email a imagem de destaque de cada post, para tornar o email visualmente mais atraente.
  • SEO Data Transporter: se você decidiu migrar de plugin de SEO no WordPress, você precisará desse plugin para migrar as informações de um plugin de SEO para outro.
  • Tako Movable Comments: este plugin permite você mover um comentário de um artigo para outro. Pode ser útil, por exemplo, em situações que você tem um artigo publicado em mais de 2 idiomas (português e espanhol), e alguém deixa um comentário em comentário em um espanhol no artigo em português. Assim você pode mover o comentário para o artigo de mesmo idioma, deixando tudo em seu devido lugar.
  • ThirstyAffiliates: apesar de ser um plugin para marketing de afiliados, pode ser útil para você criar links para as suas ofertas de conteúdo. As vezes você começa usando uma plataforma de landing pages e depois muda para outra melhor, mas acaba alterando os links, sendo necessário rever todos os lugares que você compartilhou o link. Com esse plugin, você pode mantem um endereço único de link, apenas corrigindo o destino do link criado.
  • VaultPress: ferramenta de backup e segurança. Ela também está inclusa do pacote do Jetpack. De acordo com o plano contratado, você pode ter o backup dos últimos 30 dias ou ilimitado. É essencial ter backup, porque os plugins do workpress estão sempre precisando ser atualizados e em uma atualização pode acontecer algum bug, tirando o seu blog do ar.
  • WP Rocket: o melhor plugin de cache que eu já usei. Deixa o site muito rápido, obtendo notas incríveis no GTmetrix e no Google PageSpeed.
  • Yoast Comment Hacks: é um plugin desenvolvido pelo Yoast para poder ajudar a posição de um comentário em uma conversa. Por exemplo, as vezes alguém deixa um comentário como resposta de outro comentário, mas na verdade ele não tem relação com o comentário anterior e deveria ser um comentário novo no post.
  • Yoast SEO: o Yoast é um clássico e considerando por muitos como o melhor plugin de SEO para WordPress. Se você já tem um nível de maturidade em SEO e precisa dar um novo passo em sua estratégia, é recomendado a versão Premium (paga) desse plugin.