Você está feliz porque o WhatsApp está liberando o acesso às APIs do WhatsApp Business e você finalmente  abandonará o “velho” SMS em suas ações de marketing.

Você começa a fazer contas de quanto custará disparar mensagens no WhatsApp para poder substituir os envios de SMS. Daí vc descobre que o WhatsApp cobra por envio de mensagem inicial, que o WhatsApp chama de “template” (modelo).

E que raios é esse tal de template?

Modelos de mensagens do WhatsApp Business são mensagens pré-cadastradas no gerenciador da conta da empresa na WhatsApp que passarão por um processo de aprovação.

Ou seja, você não vai poder acordar de manhã, com uma ideia brilhante de marketing para fazer “upsell” e simplesmente disparar via WhatsApp para a sua base de clientes. Putz!

E por que isso?

O WhatsApp está preocupado com SPAM e o bom uso do WhatsApp Business.

O propósito do WhatsApp é que as empresas usem a ferramenta para poder disparar notificações.

- “Mas Angelo, eu só vou conseguir enviar modelos de mensagens pelo WhatsApp Business APIs?” A resposta é “Sim e Não”.

Eu explico:

Para “abrir uma conversa” ou “abrir um diálogo” com o consumidor, você precisa enviar um modelo. SOMENTE se o contato responder a sua mensagem, nas próximas 24 horas você poderá enviar qualquer outro tipo de mensagem.

Existe outra forma de você enviar qualquer outro tipo de mensagem quando é o contato que toma a iniciativa de enviar uma mensagem para você. Tipo quando você divulga o seu número de WhatsApp em algum lugar e alguém te envia mensagem.

Dessa forma, se você quiser fazer ações de marketing em massa (blast) para o número de celular dos seus contatos , precisará continuar usando SMS.

Combine WhatsApp com SMS e seja feliz!

Essa explicação acima é válida para o uso correto (oficial) das APIs do WhatsApp Business.

CUIDADO! Tem gente usando extensões do Chrome Extension com o WhatsApp Web para poder fazer ações de marketing e muitas estão tendo seus números banidos.