Se as empresas querem crescer 20% ao ano – os CEOs adoram sugerir essa taxa de crescimento – a probabilidade de você atingir este marco é muito maior quando você combina e agrega as estratégias, em vez de tentar substituí-las. Isso exige:

  • Reciclar seu conhecimento (esforço de aprendizado);
  • Trabalho a longo prazo;
  • E novos investimentos.

Assim, você precisa acompanhar as tendências, identificar o que faz sentido para o seu negócio e compreender como combiná-las dentro do seu planejamento estratégico. Mas, muitas vezes as empresas estão indo pelo caminho mais fácil: manter o que está sendo feito ou substituir o que você está fazendo hoje por uma estratégia que deu certo no passado.

Se investir em algo novo tem um risco, fazer as mesmas coisas também tem. Depois de um tempo, não muito mais que três meses, o empresário percebe que a tática que ele escolheu não está gerando o resultado esperado. Sua reação é reiniciar o ciclo vicioso de "pular de tática-em-tática", ou, ainda pior, "pular de agência-em-agência".

Você já teve a experiência de, em um domingo à tarde, ao zapear os canais de sua TV a cabo, ter a sensação de que a programação parece a mesma em todos os canais? Quando isso acontece comigo, a vontade que dá é emitir em voz alta um "PORRA" e fazer outra coisa, mas se você estiver na rebordose de domingo, acaba deixando na Globo mesmo e vai assim até a hora do Fantástico.

Essa situação acima é muito parecida com o que acontece hoje no Brasil. O empresário fica "pulando de galho-em-galho": uma hora faz telemarketing, outra hora experimenta marketing de conteúdo, faz algumas campanhas de AdWords, sem seguir um planejamento e manter uma frequência. No final, acha que toda ação de marketing é a mesma coisa e segue a cartilha: "telemarketing".

Os gestores das empresas precisam realmente desenvolver a sua visão de crescimento do negócio. Estou me referindo a saber responder onde você e sua empresa desejam estar daqui a 2 ou 3 anos. Esse simples exercício ajudará a regular o esforço do time de marketing e vendas durante este período e realizar os ajustes necessários para afinar sua estratégia em direção ao seu ROI (Return of Investiments).

O que você acha? É difícil esse exercício de visualizar onde você quer estar daqui 2 anos? Deixe sua resposta nos comentários.