Liderança inclusiva: 6 aspectos de um líder inclusivo

Por que a liderança inclusiva é tão importante para as empresas e 6 dicas de como ser um líder inclusivo.

 

Liderança Inclusiva

lideranca-inclusiva.jpg

Liderança inclusiva é a organização de um ambiente em que as pessoas envolvidas têm a atitude de realizar ações em conjunto em benefício de todos.

Os líderes inclusivos em vez de fazer as coisas para as pessoas, capacita-as para fazer as coisas com elas, em uma via de mão dupla.

A liderança inclusiva procura assegurar que todas as pessoas do time são tratadas da forma igual, envolvendo-as na equipe de forma que elas se sintam seguras e inspiradas. E esse engajamento da equipe pode contribuir para uma melhor performance da equipe.

Os membros da equipe em uma liderança inclusiva têm maior confiança e lealdade ao líder inclusivo, que são aspectos necessários para a construção de vínculos. Para isso é importante que um líder inclusivo tenha facilidade na comunicação (que inclui saber ouvir) e influência.

 

Como ser um líder inclusivo

Para que você seja um líder inclusivo você precisa ficar atento nesses 6 itens:

  • Compromisso visível: tenha como prioridade pessoal a inclusão e a diversidade.

  • Humildade: admita seus erros e seja modesto na suas habilidades, abrindo espaço para que os outros contribuam com você.

  • Observação: reconheça os pontos fracos das pessoa e do sistema, sempre buscando garantir a meritocracia.

  • Curiosidade: demonstre interesse nos membros da equipe, ouvindo sem julgar e buscando com empatia entender suas opiniões.

  • Inteligência cultural: procure conhecer às culturas dos outros e adaptar-se conforme necessário.

  • Colaboração eficaz: concentre-se na harmonia e união da equipe.

Evite: favoritismo dentro da equipe; ser inquestionável; desmerecer outras opiniões.

É importante que o líder inclusivo verifique se os membros da equipe se sentem “inclusivos”, bem como saber a opinião dos membros sobre o líder. Ferramentas como o Officevibe podem auxiliar com isso.

Para ser um líder inclusivo é preciso praticar a liderança inclusiva todos os dias.

 

Fonte:

Inclusive Leadership. The Essential Leader-Follower-Relationships. Por Edwin Hollander. 2008. The Pennsylvania State University.

Why Inclusive Leaders Are Good for Organizations, and How to Become One. Disponível em <hbr.org/2019/03/why-inclusive-leaders-are-good-for-organizations-and-how-to-become-one>. Acesso em 30 mar 2019

EngajamentoAngelo Públio