Estratégia de conteúdo para a jornada do cliente de ecommerce de roupas masculinas

Neste Pergunte ao Angelo, exemplifico a estratégia de conteúdo para Inbound Marketing considerando a jornada do cliente de ecommerce de roupas masculinas.

Criar conteúdo para uma estratégia de Inbound Marketing requer tempo e planejamento, principalmente quando objetivo é crescer as vendas.

Hoje eu respondo à dúvida de um aluno do Curso de Inbound Marketing. Pablo enviou essa dúvida:

"Gostaria que me exemplificasse a estratégia de inbound numa jornada do cliente de ecommerce de roupas."

A jornada do cliente (buyer's journey) no Inbound Marketing é a trilha em que você conduz o consumidor em um processo de múltiplo pontos de contato.

Essa trilha leva o consumidor por um caminho da conversão (conversion path) de Marketing para Vendas.

Na estratégia de Inbound marketing, os pontos de contato com os prospects acontecem através da produção e distribuição de conteúdo.

Os conteúdos precisam atender aos 3 estágios da jornada do cliente:

  1. Consciência: cliente tem um problema e busca uma solução.
  2. Consideração: cliente procura compreender mais sobre as possíveis soluções para o seu problema. Ele quer informações para poder decidir que solução melhor se encaixa com ele.
  3. Decisão: cliente decidiu por uma solução (produto ou serviço) e procura um fornecedor que atenda as suas necessidades (preço, prazo de entrega, frete, parcelamento, comodidade, etc).

Quando o cliente está buscando especificamente pelos produtos que você vende no ecommerce de roupas, eu considero que o consumidor está no estágio da decisão.

Se o conteúdo da descrição dos produtos da sua loja online atende apenas ao último estágio da jornada do cliente de ecommerce, você precisa criar maneiras de ter o ponto de contato com o consumidor nos outros dois estágios.

Os pontos de contato podem ocorrer em diversos canais, como blog, Pinterest, ebooks, YouTube, etc. Porém, na estratégia de Inbound para ecommerce, eles existem para direcionar — sendo mais claro, "empurrar" ("push") — o consumidor para os produtos da loja online.

A jornada do cliente de ecommerce de roupas masculinas

Muitas pessoas se focam em criar conteúdo simplesmente para atender a necessidade de ter conteúdo para cada estágio da jornada do cliente de ecommerce. Elas fazem isso sem estabelecer uma relação estratégica entre os conteúdos de cada estágio.

Antes de sair criando conteúdos aleatoriamente, a forma estratégia de planejar a criação de conteúdo é definir o encadeamento (links) entre os conteúdos de cada estágio. Você precisa levar o consumidor do estágio inicial até a compra. Ficou difícil agora?!

No caso do Pablo, ele precisa levar o consumidor para a sua loja virtual de roupas casuais masculinas.

Então, como Pablo fez o Curso Essencial de Inbound Marketing (olha o marketing!), ele define que precisa criar um artigo do estágio da consciência (estágio 1): "Tudo o que você precisa saber para passar roupa sem perder tempo".

E, pensando estrategicamente, ele define que irá criar este artigo, porque ele terá um link para um segundo artigo de consideração (estágio 2), que levará o seu consumidor para os produtos do seu ecommerce (estágio 3, decisão).

Por exemplo:

  • Criar o artigo 1: "Tudo o que você precisa saber para passar roupa sem perder tempo."
  • Criar o artigo 2: "5 camisetas casuais que não precisam ser passadas e que todo homem deveria ter". Crie um link no "artigo 1" para o "artigo 2". Por exemplo, informe no "artigo 1" que o consumidor pode ganhar tempo obtendo camisetas que não precisam passar.
  • O "artigo 2" terá links para os produtos da loja virtual. Os produtos na loja deverão reforçar em suas descrições que uma de suas características são que não precisam ser passados.

Estágio da consciência

Exemplos de conteúdo sobre roupas masculinas para o estágio da consciência:

Você pode criar outros formatos de conteúdo para engajar e aumentar a chance de viralizar o seu conteúdo. Um exemplo é o Teste: descubra o seu estilo.

DICA WordPress: se o seu blog é em WordPress, crie um Quiz interativo usando o plugin Wordpress Viral Quiz – BuzzFeed Quiz Builder.

Pinterest

Você também pode criar conteúdo para as redes sociais, como o Pinterest. Um conteúdo que funciona bem é compartilhar fotos de looks de moda e infográficos.

O Pinterest tem uma alta autoridade de domínio, métrica que define a posição dos sites no resultado de busca do Google.

Assim, se você publicar conteúdo no Pinterest, você pode conseguir com que o seu conteúdo nesta rede social tenha ótimas posições no Google. Isso pode ajudá-lo direcionar mais usuários para o seu blog e loja virtual.

Estágio da consideração

No estágio da consideração, você quer que o seu cliente considere comprar os produtos que você vende.

Crie conteúdos que com links para os produtos de sua loja virtual. Isso inclui criar ebooks e artigos.

Exemplo de conteúdo sobre roupas masculinas para o estágio da consideração:

Estratégia de SEO (Search Engine Optimization)

Se você tem uma ecommerce multimarcas, faça um artigo comparativo das marcas, descrevendo o propósito de cada marca e o seu estilo.

Ao mencionar a marca no seu artigo, em vez de fazer um link para o site da marca, faça o link no nome da marca para a sua loja online. Crie uma categoria de produtos em sua loja com o nome da marca (www.sualoja.com.br/marca-X/), para agrupar todos os produtos da marca.

Também vale a pena você escrever artigos que possam fazer links para as categorias de produtos de sua loja: t-shirts, shorts, bonés, etc.

Estágio da decisão

Além de direcionar acessos do seu blog para a loja virtual, otimize o SEO dos seus produtos para aumentar a possibilidade deles serem encontrados pelo Google.

Um bom conteúdo descritivo sobre os produtos, com características e diferenciais, ajudam no SEO.

Se você é um ecommerce multimarcas, use o SKU do produto da marca no seu SEO. Considere incluir o SKU no título, URL e descrição.

Tenha em mente em planejar os conteúdos da jornada do cliente de ecommerce de roupas masculinas de forma que eles se complementam. E, o mais importante, que levem mais usuários para a sua loja online.

Próximo passo: na sua loja online, use estratégias de automação de marketing, como abandono de carrinho, para aumentar as vendas. Boa sorte!

Pergunte ao Angelo

Nesta Série Pergunte ao Angelo, eu respondo dúvidas de Inbound dos alunos do curso de Inbound e leitores do blog.

Você tem alguma pergunta relacionada à Inbound? Me deixe ajudá-lo. Envie a sua dúvida pelo formulário de contato.

(Nota: por favor, antes de enviar sua dúvida, primeiro verifique se já não existe um artigo no blog sobre isso!)