Facebook Instant Articles melhora a experiência do usuário no mobile

O Facebook Instant Articles – traduzido livremente como Artigos Instantâneos do Facebook – é a maneira que o Facebook encontrou para oferecer uma melhor experiência do usuário (user experience) ao ler artigos de blog em seu App para smartphone. Existe uma preocupação das plataformas de redes sociais no sentido de permitir que os seus usuários consumam conteúdo sem que saiam do seu ambiente. Ou seja, eles não gostam quando o usuário clica em um link que o leva para um site externo. O LinkedIn, por exemplo, tem o Pulse, um canal de publicações onde os usuários criam seus artigos diretamente no LinkedIn.

No Facebook Instant Articles, os criadores de conteúdo replicam os artigos de seu blog em uma versão "leve" para o Facebook, que os exibe de forma instantânea.

Quando esse artigo é compartilhado no Facebook, se o usuário está no Desktop, ele é direcionado para o artigo original no blog. Mas, se o usuário está no App do Facebook no Smartphone, ele é direcionado para o artigo instantâneo, que foi previamente submetida para a plataforma do Facebook quando o artigo foi publicado no blog.

O Instant Article privilegia os recursos de engajamento, como compartilhar, curtir e comentar, deixando-os disponíveis em diversas áreas ao longo do artigo, como no topo, abaixo de cada imagem e no rodapé. Isso pode ajudá-lo na divulgação do seu conteúdo, fazendo com que o seu artigo alcance um número muito maior de pessoas.

Exemplo:

[ecko_columns][ecko_columns_left]Exemplo de artigo de blog carregado pelo navegador Chrome no iPhone[/ecko_columns_left][ecko_columns_right]Exemplo de artigo de blog carregado como Instant Article pelo Facebook App no iPhone[/ecko_columns_right][/ecko_columns]

Vantagens de utilizar Facebook Instant Articles

De acordo com o Facebook, confira abaixo alguns indicadores comparando a leitura de um artigo no formato imersivo do Facebook Instant Articles com a leitura do artigo diretamente no blog pelo mobile:

  • Carregamento do artigo 10 vezes mais rápido;
  • Reduz em 70% a probabilidade de abandonar o artigo;
  • Em média, aumenta em 30% o compartilhamento do artigo no feed do Facebook.

O fato do facebook oferecer uma versão leve do seu artigo, pode ser uma vantagem principalmente no Brasil, já que a velocidade de nossa internet em todo o país não é das melhores.

Outro fator que pode ajudá-lo na promoção do seu artigo, é que algumas operadoras de telefonia móvel oferecem planos em que o usuário não é tarifado pela navegação no Facebook, permitindo acesso livre ao seu conteúdo.

E você, acha que vale a pena oferecer ao usuário um conteúdo no próprio facebook ou prefere a estratégia de levar o usuário para o seu site, mesmo no mobile?