Marketing e Vendas estão se aproximando cada vez mais da área de Tecnologia. 👩‍💻 Se você quiser se familiarizar sobre Desenvolvimento de Sistemas, você precisa saber o que é CRUD.

CRUD é a composição da primeira letra de 4 funções básicas de um sistema que trabalha com banco de dados:

  • ✅ C: Create (criar) - criar um novo registro
  • 👁 R: Read (ler) - ler (exibir) as informações de um registro
  • ♻️ U: Update (atualizar) - atualizar os dados do registro
  • ❌ D: Delete (apagar) - apagar um registro

Por exemplo, se você precisa desenvolver desde uma simples agenda telefônica até um sistema complexo de gestão de faturamento de pedidos, você precisará realizar essas 4 ações para manipular as tabelas do banco de dados de seu sistema.

Do ponto de vista do desenvolvedor, ele precisará criar as tabelas (modelos) do banco de dados, funções (controles) que atualizarão o banco de dados e as interfaces (visões), como página web ou aplicativo mobile, em que os usuários irão interagir com os dados.

Em sistemas mais sofisticados, os dados do CRUD podem ser manipulados por outros sistemas via API - Application Programming Interface (em tradução livre, “Interface de Programação de Aplicativos”).

Resumindo:

Create (criar), Read (ler), Update (atualizar) e Delete (excluir) – as iniciais em inglês formam CRUD – são as quatro funções básicas que geralmente os sistemas que manipulam banco de dados devem poder executar.

CRUD pronto para usar

Como a maioria dos sistemas têm a necessidade de realizar operações de CRUD, para agilizar o desenvolvimento dos sistemas, os desenvolvedores podem fazer o uso de um Framework de desenvolvimento.

Framework de desenvolvimento é o conjunto componentes e bibliotecas prontos para um desenvolvimento imediato, “fora da caixa” (out-of-the-box).

Alguns exemplos de framework: AdonisJS, CakePHP e Django.

Agora, é a sua vez. Qual a sua relação com Desenvolvimento de Sistemas? Responda nos comentários.